Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sismo na Turquia. Bombeiros de Albufeira regressam com "sentimento de dever cumprido"

11 fev, 2023 - 20:45 • Marta Pedreira Mixão , Ricardo Vieira

Equipa de dois operacionais e um cão deparou-se com "falta de recursos humanos e de equipamentos".

A+ / A-

SAIBA MAIS


Com sentimento de "dever cumprido", a equipa de dois bombeiros e um cão dos Bombeiros de Albufeira regressou este sábado da Turquia, onde esteve envolvida em missões de busca de vítimas do sismo.

À chegada ao aeroporto tinham à sua espera as duas psicólogas do Departamento de Saúde Ocupacional dos Bombeiros de Albufeira, adiantou à Renascença o comandante Abel Zua.

"Estas missões estavam relacionadas com a validação de existência ou não de pessoas com vida. Esta equipa pôs-se à disposição das autoridades turcas e de quem estava a gerir as operações de socorro e, nesse sentido, foram empenhados em duas localidades. uma delas, a sua missão era precisamente andar à frente de um esforço, quer seja de resgate, quer de reposição de alguma normalidade, e no conjunto de edifícios colapsados que iam encontrando validavam se existiam ou não pessoas com vida", explicou o comandante.

Para domingo, às 16h00, está marcada uma conferência de imprensa no quartel sobre a missão com os operacionais.

Durante os dias que estiveram na Turquia, os dois bombeiros e o cão realizaram 15 missões, em circunstâncias muito difíceis, além das baixas temperaturas, e com falta de meios.

"O sistema de resposta nacional [da Turquia] colapsou e o que aconteceu foi que estes operacionais, nos locais por onde andaram em missão devidamente referenciada pelas autoridades locais, faziam um trabalho de identificação e deteção, mas depois pouco mais podiam fazer porque não existiam equipas de resgate para os acompanhar. Não havia essa capacidade, porque faltavam os recursos humanos e os equipamentos", descreveu à Renascença o comandante Abel Zua.

Mais de 25 mil pessoas morreram no sismo de segunda-feira, na Turquia e na Síria.

A ONU admitiu este sábado que o número de vítimas pode duplicar, porque ainda há muitas pessoas presas nos escombros de milhares de edifícios.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • massimiliano
    12 fev, 2023 silves 22:22
    They forgot Syria to easy to go only when euro idiots say to go

Destaques V+