A+ / A-

Zelenskiy diz que exército ucraniano está a ganhar terreno em Kiev

28 mar, 2022 - 23:10 • Redação

Irpin, segundo o presidente ucraniano, também foi recuperada aos russos.

A+ / A-

Veja também:


O presidente da Ucrânia, Zelenskiy divulgou que as tropas ucranianas estão a recuperar território nas imediações da capital, afastando o exército russo de Kiev.

O mesmo Zelenskiy anunciou ainda a "libertação" de Irpin - uma cidade chave na periferia noroeste da capital.

"Os nossos defensores estão a avançar na região de Kiev, recuperando o controlo sobre o território ucraniano", disse citado pela Sky News.

"Irpin foi libertado. Muito bem! Sou grato a todos que trabalharam para este resultado. Os ocupantes são afastados de Irpin. Afastados de Kiev”, sublinhou.

Ainda assim, o presidente ucraniano diz que “é muito cedo para falar sobre segurança nesta parte da nossa região”. “A luta continua", enfatizou.

O presidente disse que, apesar dos ganhos, as tropas russas ainda controlam o norte de Kiev e continuarão os ataques, mesmo que "centenas e centenas de unidades de equipamentos inimigos queimados e abandonados" estejam espalhados pela área.

"Chernihiv, Sumy, regiões de Kharkiv, Donbas, sul da Ucrânia - a situação em todos os lugares continua tensa, muito difícil", acrescentou.

Zelenskiy disse também que 143 crianças morreram na guerra até agora e que Mariupol, considerada por muitos como a cidade mais afetada e que continua sitiada.

"As tropas russas não permitiram que nenhum corredor humanitário fosse organizado hoje", disse.

Na frente diplomática, o presidente disse que concordou com Boris Johnson "em apoiar ainda mais nossa defesa e fortalecer as sanções contra a Federação Russa".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+