A+ / A-

Ucrânia. Tropas russas “deixaram minas por toda a parte”

12 abr, 2022 - 07:38 • Olímpia Mairos , com agências

O Presidente ucraniano alerta para um possível ataque com armas químicas.

A+ / A-

Veja também:


O presidente ucraniano acusa a Rússia de ter deixado minas espalhadas por todo o lado e avisa que Moscovo está a preparar “uma nova fase de terror”, aludindo à intensificação dos combates pelo domínio do Donbass.

Volodymyr Zelenskiy, num discurso no Facebook, afirma que Moscovo está cada vez mais isolado pela comunidade internacional e a “invasão torna [a Rússia] cada vez mais tóxica a cada dia”.

Alerta para as “dezenas ou centenas de milhar” de munições perigosas que foram deixadas para trás aquando da retirada das áreas ocupadas. “Os ocupantes deixaram minas por toda a parte. Nas casas que eles apreenderam, nas ruas, nos campos. Eles minaram a propriedade das pessoas, minaram carros, portas”, acusou.

Segundo o chefe de Estado, tudo foi feito conscientemente para tornar o regresso dos cidadãos ucranianas às áreas ocupadas “o mais perigoso possível”.


Zelensky, citado pela agência Reuters, alerta que a Rússia pode estar a planear usar armas químicas na Ucrânia.

"Os ocupantes emitiram uma nova declaração, que testemunha a preparação deles para uma nova fase de terror contra a Ucrânia e os nossos defensores. Um dos porta-vozes dos ocupantes afirmou que eles poderiam usar armas químicas contra os defensores de Mariupol. Levamos isso o mais a sério possível", afirmou.

“A tarefa chave hoje, e todos os dias, são as medidas defensivas concretas”, disse o Presidente aos cidadãos ucranianos, acrescentando que o seu Governo está a aumentar a capacidade de repelir quaisquer ataques das tropas russas.

“Lido com esta questão quase 24 horas por dia”, sublinhou.

Segundo Zelenskiy, as tropas ucranianas são “mais corajosas” do que as forças russas, e “estão a bater os ocupantes com sabedoria e táticas bem pensadas”, mas reforça que a Ucrânia continua a depender dos seus parceiros internacionais para armas, e não tem o equipamento de que precisa “em particular, para desbloquear Mariupol”.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+