Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​EUA vão deixar de comprar gás e petróleo à Rússia

08 mar, 2022 - 15:00 • Carla Fino, com redação

A medida surge depois da ameaça de corte de gás natural feita esta terça-feira pela Rússia, se a União Europeia e os Estados Unidos suspenderem a importação de petróleo russo.

A+ / A-

Veja também:


O Presidente norte-americano, Joe Biden, prepara-se para anunciar a suspensão da compra de petróleo e gás à Rússia.

O anúncio deverá ser feito ainda tarde, segundo fonte da Casa Branca citada pela agência Reuters.

A medida surge depois da ameaça de corte de gás natural feita esta terça-feira pela Rússia, se a União Europeia e os Estados Unidos suspenderem a importação de petróleo russo.

O aviso foi feito pelo Kremlin que recorda que uma rejeição do petróleo russo teria consequências catastróficas para o mercado mundial.

Mykyta fugiu de Kharkiv quando os russos chegaram. “Tenho medo pelas pessoas”
Mykyta fugiu de Kharkiv quando os russos chegaram. “Tenho medo pelas pessoas”

Uma situação que levou o secretário de Estado norte-americano, Anthony Blinken, a dizer que o mundo tem de acabar com a dependência energética da Rússia, uma vez que o país a usa como uma arma.

"Quero garantir que a energia está amplamente disponível, ao mesmo tempo considero que é importante esta oportunidade e é imperativo neste momento - e muitos países europeus já o estão a fazer - de parar com a dependência da energia russa, isto porque a Rússia usa a energia como uma arma.”

“Já vimos países a responder. Estamos a trabalhar de perto com eles, à medida que desenvolvem esses esforços. É natural que demore tempo a acabar com essa dependência, mas - e perdoem-me a expressão - há uma verdadeira 'energia' neste esforço", disse o secretário de Estado norte-americano, durante uma visita à Estónia.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    08 mar, 2022 Lisboa 15:19
    Adoraria que a Rússia tivesse a iniciativa de cortar a 100% o fornecimento de petróleo e gás natural, só para que a Europa despertasse para a Vida e percebesse como Merkel e Companhia, afinal não foram tão "Muttis" quanto os alemães pensavam, pois pôs a Alemanha nas mãos da Rússia, apesar de múltiplos avisos que recebeu. A Alemanha e não só teriam de arranjar rapidamente outros fornecedores e repensar o encerramento de centrais nucleares, fazendo ao mesmo tempo uma aposta firme e energias renováveis. Esse boicote Russo virava a favor do Ocidente. Mas infelizmente, "eles" não vão fazer isso. São 120 000 Milhões de Euros a desaparecerem. Onde é que iam arranjar massa para manterem aquela máquina de guerra?

Destaques V+