Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia. Portugal recebeu 2.674 pedidos de proteção temporária

07 mar, 2022 - 19:59 • Lusa

No país há 24 balcões de atendimento dedicados exclusivamente a cidadãos ucranianos, disponibilizados pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

A+ / A-

Veja também:


Portugal recebeu desde o início da invasão russa da Ucrânia 2.674 pedidos de proteção temporária, segundo uma atualização feita hoje pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Os dados referem-se ao período entre 24 de fevereiro e o final do dia de hoje.

Até às 13:00 de hoje tinham sido registados 1.670 pedidos.

O Governo português concede proteção temporária a pessoas vindas da Ucrânia em consequência da situação de guerra.

Segundo uma resolução do Conselho de Ministros, aos requerentes de proteção temporária é atribuída, de forma automática, autorização de residência por um ano, que pode ser prorrogada duas vezes por um período de seis meses.

Estes pedidos podem ser apresentados nos centros nacionais de Apoio à Integração de Migrantes e nas delegações regionais do SEF.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras disponibiliza em todo o país 24 balcões de atendimento dedicados exclusivamente a cidadãos ucranianos.

O SEF tem também no Aeroporto de Lisboa uma estrutura para registar pedidos de proteção temporária para os cidadãos ucranianos que cheguem a Portugal por via aérea.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que, segundo as autoridades de Kiev, já fez mais de 2.000 mortos entre a população civil.

Os ataques provocaram também a fuga de mais de 1,7 milhões de pessoas para os países vizinhos, de acordo com a ONU.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    07 mar, 2022 Lisboa 22:01
    Virão principalmente mulheres, que trazem os filhos, e familiares idosos ou doentes que não puderam ficar para trás, para combater. Têm de ser protegidas, não só de exploradores do salário mínimo ou abaixo dele, mas de "estercos humanos" que tentam aproveitar-se de elas estarem sozinhas sem os maridos, e de redes mafiosas de trafico de mulheres para vender a bordeis.

Destaques V+