Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Putin culpa Ucrânia por falhanço de corredor humanitário

06 mar, 2022 - 15:03 • Ricardo Vieira, com agências

O Presidente russo conversou este domingo com o homólogo francês Emmanuel Macron. Putin também acusa as forças ucranianas de serem “responsáveis pela provocação” na zona da central nuclear de Zaporizhzhia.

A+ / A-

Veja também:


O Presidente russo, Vladimir Putin, culpa Kiev pela falha na evacuação de civis na cidade portuária ucraniana de Mariupol, cercada por tropas russas, disse o Kremlin neste domingo.

Vladimir Putin manifestou esta posição numa conversa telefónica com o homólogo francês Emmanuel Macron.

A segunda tentativa de cessar-fogo prevista para este domingo, e o corredor humanitário para retirar civis de Mariupol, voltou a falhar este domingo. Apenas cerca de 300 civis terão conseguido sair da cidade.

Os separatistas pró-Rússia e a guarda ucraniana acusam-se mutuamente por mais este falhanço do cessar-fogo.

Putin também disse a Macron que as forças ucranianas foram “responsáveis pela provocação” na zona da central nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa que esteve debaixo de fogo de quinta para sexta-feira.

Os dois líderes conversaram este domingo por telefone durante uma hora e 45 minutos, em mais uma tentativa para cessar o conflito na Ucrânia.

O Papa Francisco defendeu este domingo a realização de negociações e reforça a disponibilidade da Igreja para ajudar na tentativa de alcançar a paz na Ucrânia, invadida há 11 dias pela Rússia.

Perante uma multidão de fiéis, alguns com bandeiras da Ucrânia, Francisco disse que “na Ucrânia correm rios de sangue e de lágrimas”.

Para segunda-feira está prevista uma terceira ronda de negociações entre delegações da Ucrânia e da Rússia, para tentar encontrar uma solução para o fim da guerra.

Mais de duas mil pessoas terão sido detidas este domingo na Rússia em manifestações contra a guerra na Ucrânia, segundo o grupo OVD-Info, que monitoriza protestos naquele país.

[em atualização]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+