Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Zelenskiy acusa a Rússia de "terrorismo nuclear"

04 mar, 2022 - 06:19 • Carla Caixinha com agências

O nono dia de confrontos na Ucrânia fica marcado por ataque à maior central nuclear da Europa. O incêndio deflagrou num edifício a cerca de 150 metros de um dos seis reatores da central nuclear, mas foi controlado pelos bombeiros.

A+ / A-

Veja também:


Já terão terminado os confrontos na maior central nuclear da Europa, no Sul da Ucrânia, segundo informação avançada à BBC pelo presidente de uma cidade próxima da central nuclear de Zaporzíjia. Durante a madrugada, o presidente ucraniano pediu ajuda à Europa.

Num vídeo publicado nas redes sociais, Volodymuyr Zelenskiy acusou a Rússia de terrorismo e pediu à Europa que acordasse.

“Nunca qualquer nação bombardeou centrais nucleares. Pela primeira vez na história, o Estado terrorista comete terrorismo nuclear”, acusou o presidente ucraniano, que deixou um apelo aos europeus: “Só uma ação imediata da Europa pode deter as tropas russas e impedir a morte da Europa do desastre numa central nuclear”.

“Europeus, por favor, acordem. Digam aos vossos políticos que as tropas russas estão a bombardear a central nuclear na cidade de Enerhodar. Há seis unidades de energia [na central nuclear]. Seis. Uma unidade explodiu em Chernobyl. Avisamos todos que nunca qualquer nação bombardeou centrais nucleares”.

Na mesma mensagem, em vídeo, Zelenskiy descarta a possibilidade deste ataque não ter sido intencional. “A Europa tem de acordar agora. A maior central nuclear da Europa está a arder. Neste momento, os tanques russos estão a bombardear unidades nucleares. Estes são os tanques que têm visão térmica, pelo que sabem onde estão a bombardear. Eles prepararam-se para isso.”

Durante os confrontos um dos edifícios de formação junto à central começou a arder. Mas os serviços de emergência ucranianos adiantam que o fogo já está extinto.

A Inspeção Geral de Regulação Nuclear da Ucrânia confirma que houve invasão russa de algumas zonas da central. Já foram inspecionadas as unidades de produção de energia e confirma-se que estão a funcionar em segurança e de acordo com os regulamentos.

Houve danos na estrutura do compartimento de energia do reator número 1 que não afetam a segurança da unidade, avança a Inspeção Geral de Regulação Nuclear da Ucrânia. As unidades 1 e 2 estavam em reparações já planeadas. As unidades 2 e 3 estão desligadas da rede e estão em processo de arrefecimento. As unidades 5 e 6 estão também neste momento em arrefecimento. O único reator a funcionar é o 4. Não foi registada qualquer alteração na radiação.

No edifício de formação, o incêndio atingiu os pisos 3, 4 e 5. O prédio tem 5 andares. 44 bombeiros estiveram envolvidos no combate às chamas.

A cidade de Energodar com cerca de 150 mil habitantes ficou sem aquecimento durante a noite devido a estes combates.

A Agência Internacional de Energia Atómica garante que o incêndio não danificou equipamento essencial e que a central não sofreu qualquer dano "crítico". Os níveis de radiação permaneceram inalterados.

Também a comunidade internacional não ficou indiferente ao ataque à central nuclear.

O primeiro-ministro do Canadá esteve ao telefone com o presidente ucraniano e, também, o primeiro-ministro britânico falou com Zelensky. Boris Johnson vai pedir uma reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

A Guerra na Ucrânia vai ser hoje o tema das reuniões entre os Ministros dos Negócios estrangeiros da NATO e da União Europeia.

[Notícia atualizada às 8h00, com informação da Inspeção Geral de Regulação Nuclear da Ucrânia]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+