Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Facebook, Twitter e YouTube desligados na Rússia

04 mar, 2022 - 19:36 • Ricardo Vieira, com agências

Além do Facebook e do Twitter, a Rússia restringiu o acesso a vários sites de notícias estrangeiras, incluindo a BBC e Deutsche Welle, por divulgarem o que consideram ser “informações falsas” sobre a guerra na Ucrânia.

A+ / A-

Veja também:


A Rússia baniu esta sexta-feira as redes sociais Facebook, Twitter e Youtube em mais uma tentativa do governo do Presidente Vladimir Putin de limitar o acesso a informação em plena invasão da Ucrânia.

O acesso ao Facebook foi bloqueado com o argumento de que os órgãos de comunicação social russos têm sido discriminados pela rede social de Mark Zuckerberg.

Desde outubro de 2020, ocorreram 26 casos de discriminação, alega o Roskomnadzor, citado pela agência de notícias estatal RIA Novosti.

Em causa está, por exemplo, as restrições de acesso aos canais estatais RT e à agência RIA.

A Meta, a empresa-mãe do Facebook, já lamentou esta decisão por parte das autoridades russas.

Em comunicado, Nick Clegg, responsável pela área internacional da Meta, diz que a empresa vai continuar a fazer tudo ao seu alcance para retomar o serviço na Rússia.

"Em breve, milhões de cidadãos russos normais vão ficar sem acesso a informação fiável, privados das formas diárias de conexão com a família e amigos e impedidos de falar", lamenta Nick Clegg.

Cerca de uma hora depois, foi anunciado que a rede social Twitter também tinha sido desligada na Rússia, avançou a agência Interfax.

A Casa Branca fala num ataque à liberdade de expressão já se manifestou "muito preocupada" com os esforços das autoridades russas para impedir o acesso dos cidadãos a informação independente.

Além do Facebook e do Twitter, a Rússia restringiu o acesso a vários sites de notícias estrangeiras, incluindo a BBC e Deutsche Welle, por divulgarem o que consideram ser “informações falsas” sobre a guerra na Ucrânia.

[notícia atualizada às 21h00]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+