Tempo
|
A+ / A-

TPI investiga alegados crimes de guerra da Rússia na Ucrânia

02 mar, 2022 - 23:32 • Redação

Já houve 39 estados que encaminharam suspeitas de atrocidades para o TPI.

A+ / A-

Veja também:


O Tribunal Penal Internacional (TPI) confirmou que está a abrir uma investigação sobre a situação que se vive Ucrânia.

No total, 39 estados encaminharam suspeitas de atrocidades da Rússia para investigação do TPI.

Em comunicado, o promotor do TPI, Karim Khan, escreve: “A 28 de fevereiro, anunciei a minha decisão de solicitar a autorização para abrir uma investigação sobre a situação na Ucrânia, com base nas conclusões anteriores do meu Gabinete decorrentes do exame preliminar abrangendo quaisquer novos supostos crimes que sejam da competência do Tribunal Penal Internacional”.

O trabalho de recolha de provas já começou.

“A máquina militar de Putin está a atacar civis indiscriminadamente e a destruir cidades em toda a Ucrânia”, disse a secretária de Relações Externas da Grã-Bretanha, Liz Truss, em comunicado.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+