Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​EUA vão exportar mais 15 mil milhões de metros cúbicos de gás para a União Europeia

25 mar, 2022 - 10:05 • Redação com Lusa

Anúncio feito pelo presidente norte-americano que está esta sexta-feira em Bruxelas.

A+ / A-

Veja também:


Os Estados Unidos comprometeram-se esta sexta-feira a fornecer à União Europeia (UE) mais 15 mil milhões de metros cúbicos de gás natural liquefeito (GNL), anunciou o Presidente norte-americano, Joe Biden, em Bruxelas.

A UE importa 90% do gás que consome, sendo a Rússia responsável por cerca de 45% dessas importações, em níveis variáveis entre os Estados-membros.

Do lado dos 27, a presidente da Comissão Europeia explicou que com este acordo a Europa deixa de estar dependente energeticamente da Russia, um passo que só pode ser dado depois de encontrar um parceiro que fosse de confiança.

"Queremos, enquanto europeus, diversificar, afastando-nos da Rússia, com fornecedores em que tenhamos confiança, que sejam nossos amigos, credíveis. O compromisso dos Estados Unidos de nos fornecer, pelo menos, 15 mil milhões de metros cúbicos de gás natural liquefeito adicionais este ano é um grande passo nessa direção."

O Presidente norte-americano sublinhou que o seu país quer "ajudar a Europa a reduzir a sua dependência do gás russo tão rapidamente quanto possível" e também "reduzir a procura geral de gás por parte da Europa".

"Vamos trabalhar para garantir 15 mil milhões de metros cúbicos de gás natural liquefeito para a Europa, este ano", rematou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+