Ínicio

Informação
Informação

Videos V+
Videos V+

Bola Branca
Bola Branca

Ouvir
Ouvir

As Três da Manhã

Extremamente Desagradável

T3

Destaques

Podcasts

Newsletters

Onde Estamos
Onde Estamos

Anunciar

Quem Somos
Quem Somos

Contactos

Transparência

Kiev pede reunião urgente da ONU para travar "chantagem nuclear" russa

26 mar, 2023 - 15:55 • Redação com Lusa

Reação da Ucrânia depois de o Kremlin ter anunciado a colocação de armas nucleares na Bielorrússia.


A Ucrânia pediu, este domingo, uma reunião urgente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, para acabar com a "chantagem nuclear" da Rússia, depois de o Kremlin ter anunciado a colocação de armas nucleares na Bielorrússia.

“A Ucrânia espera ações efetivas para combater a chantagem nuclear do Kremlin por parte do Reino Unido, China, Estados Unidos e França”, disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, em comunicado.

“Exigimos que uma reunião extraordinária do Conselho de Segurança das Nações Unidas seja imediatamente convocada para esse fim”, acrescentou a diplomacia ucraniana no mesmo comunicado, pedindo ao G7 (o grupo das sete economias mais desenvolvidas) e à União Europeia para pressionarem a Bielorrússia, ameaçando-a com “sérias consequências” se aceitar a imposição russa.

No sábado, o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou que o seu país vai colocar armas nucleares táticas no território da Bielorrússia, país aliado e que tem servido de porta de entrada para a invasão da Ucrânia.

Para Putin, a decisão foi motivada pelo desejo de Londres de enviar munições de urânio empobrecido para a Ucrânia, como foi recentemente anunciado por uma fonte oficial britânica.

O Presidente russo ameaçou também usar este tipo de munições se Kiev as vier a receber.