Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica a caminho da central de Zaporíjia

29 mar, 2023 - 09:31 • Olímpia Mairos

Rafael Grossi alertou esta terça-feira que os combates diários perto da central nuclear ucraniana de Zaporíjia agravam o risco de um acidente, mas disse acreditar num acordo para a proteger.

A+ / A-

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) poderá visitar esta quarta-feira, pela segunda vez, a central nuclear de Zaporíjia, na Ucrânia.

A informação é avançada pela Reuters que indica que Rafael Grossi está já a caminho da maior central nuclear da Europa, como parte de um esforço para reduzir o risco de um acidente grave.

Segundo a agência noticiosa, um porta-voz da AIEA confirmou que Grossi estava a caminho da central, tendo partilhado uma fotografia do diretor-geral junto a uma armadura corporal ao lado de um carro blindado da ONU à beira de uma estrada.

Situada no sudeste da Ucrânia, a central de Zaporíjia está sob ocupação russa desde as primeiras semanas da invasão do país, em 24 de fevereiro de 2022, embora continue a ser operada por técnicos ucranianos.

O chefe da agência de energia atómica da ONU alertou esta terça-feira que os combates diários perto da central nuclear ucraniana de Zaporíjia agravam o risco de um acidente, mas disse acreditar num acordo para a proteger.

Em entrevista à agência norte-americana AP, Rafael Grossi admitiu que “há um aumento do nível de combate, combate ativo” na área da central nuclear, referindo que as equipas da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) “relatam diariamente” combates com armamento pesado.

Nesta entrevista, Grossi disse que tem mantido um diálogo profissional com as autoridades russas e ucranianas sobre um acordo, para garantir que não haja um “acidente radiológico, um acidente catastrófico grave, na Europa” e admitiu a possibilidade de um acordo em breve, mas disse que para isso é necessário um compromisso político.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+