Tempo
|
A+ / A-

Padre Américo Aguiar nomeado bispo auxiliar de Lisboa

01 mar, 2019 - 11:00 • Henrique Cunha

O presidente do Conselho de Gerência do Grupo Renascença Multimédia foi nomeado esta sexta-feira pelo Papa Francisco. Américo Aguiar é originário da diocese do Porto, tendo nascido em Matosinhos, em 1973.

A+ / A-
Padre Américo Aguiar nomeado bispo auxiliar de Lisboa
A mensagem de D. Américo Aguiar após a nomeação

Leia também:


O Papa nomeou, esta sexta-feira, o padre Américo Aguiar bispo auxiliar de Lisboa.

Aos 45 anos, o presidente do Grupo Renascença Multimédia e responsável pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais vai reforçar a equipa de bispos na diocese que vai receber a Jornada Mundial da Juventude em 2022. A ordenação já está marcada para 31 de março, no Porto.

Américo Manuel Alves Aguiar nasceu a 12 de dezembro de 1973, em Leça do Balio, concelho de Matosinhos.

É o mais novo de seis irmãos de uma família sem particular prática católica e foi só aos 14 anos, quando entrou para os escuteiros, que frequentou a catequese e fez a primeira comunhão.

Foi nessa mesma altura que começou a ter preocupações sociais e ambientais. Fundou, com alguns amigos, a AMILEÇA, uma associação de defesa do ambiente com a procupação central de despoluir o rio Leça.

Ingressou no Seminário Maior do Porto em 1995 e foi ordenado presbítero em 2001. Depois de concluir o curso de Teologia, no Centro Regional do Porto da Universidade Católica, apresentaria dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação na Católica de Lisboa.

Do seu percurso pastoral fazem parte a paróquia de S. Pedro de Azevedo, em Campanhã, a capelania-mor da Misericórdia do Porto, a vice-reitoria do Santuário Diocesano de Santa Rita, em Ermesinde, o serviço de pároco “in solidum” da Sé, para além da assistência a nível regional ao Corpo Nacional de Escutas.

Américo Aguiar foi chefe de Gabinete do bispo do Porto D. Armindo Lopes Coelho, cargo que acumulou, a partir de 2004, com o de vigário-geral.

De 2007 a 2013, foi chefe de gabinete do bispo do Porto D. Manuel Clemente e, depois, do bispo do Porto D. António Francisco dos Santos.

Atualmente, preside ao Conselho de Gerência do Grupo Renascença Multimédia e é diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, organismo da Conferência Episcopal Portuguesa.

Integra o cabido Portucalense desde 6 de julho de 2017, com a responsabilidade de ser o delegado do seu Património.

Em 2011, a pedido do então bispo do Porto D. Manuel Clemente, aceitou presidir à Irmandade dos Clérigos, tendo sido eleito sucessivamente no cargo. O atual mandato termina no final do ano.

A ordenação episcopal de D. Américo Aguiar será no dia 31 de março, no Porto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Teresa Matias
    17 out, 2023 Setúbal 13:34
    Grande esperança para a igreja de Setúbal!Peço a Deus que semeie a boa semente nesta diocese que bem precisa ! Louvado seja Deus por esta nomeação!SEJA BEM VINDO !!!
  • Mariaauroraalves45@g
    10 out, 2023 São Mamede infesta 02:27
    É a coisa mais bela e bonita que o Santo Papa escolheu, se eu for viva o Dão Américo, ainda vai para o lugar do nosso Papa quando for para o Céu Amém
  • Isabel Castro Lopes
    22 ago, 2023 Viseu 09:40
    Um bispo tão jovem e com uma riqueza de cargos de tanta responsabilidade tão grandes e actuais , em relação aos tempos da globalização e das sociedades egoístas e hedonistas actuais , nunca passaria despercebido na Igreja Católica Portuguesa . Felicidades reverendíssimas ao Bispo Américo Aguiar .
  • Rui de Mello
    01 mar, 2019 Lagos 17:16
    Este homem acumula cargos sobre cargos! deve ter enorme capacidade de trabalho! Notável!

Destaques V+