Tempo
|
euranetplus-inside.eu
  • Shakarov premeia liberdade de pensamento

    EUROPA PARA QUE TE QUERO?

    Shakarov premeia liberdade de pensamento

    Que impacto tem um prémio que foi atribuído pela primeira vez em 1988 e que é escolhido pelo Parlamento Europeu? O prémio é atribuído na próxima semana e tentamos perceber que prémio é este com a ajuda do correspodente da Renascença em Bruxelas, Vasco Gandra.
  • O preço de um Brexit sem acordo

    O preço de um Brexit sem acordo

    Boris Johnson elogia uma provável saída da UE sem acordo. E acusa a UE de intransigência. É preciso ter descaramento para ignorar que, há um ano, Boris tinha firmado um acordo com a UE, acordo que ele próprio renegou há semanas. Mais: fez aprovar leis que inviabilizam o acordo de outubro de 2019.
  • Reis Campos e o setor que resiste

    DECIDIR EUROPA

    Reis Campos e o setor que resiste

    O líder da construção e obras públicas explica crescimento de 0,3% a levar PB a prever queda do PIB de 8,1% contra os 9,5% estimados em Junho.
  • ​Tarde demais?

    Visto de fora

    ​Tarde demais?

    Com os contágios a crescer na Europa a um ritmo galopante, esta edição debate a forma como os diferentes países estão a adoptar novas medidas de combate à pandemia.
  • Conselho Europeu com agenda “contaminada” pela pandemia

    Conselho Europeu com agenda “contaminada” pela pandemia

    Bruxelas vai receber os Chefes de Estado e de Governo da UE para falar do acordo de saída do Reino Unido da União Europeia, também das questões climáticas, mas sempre com a resposta comunitária à Covid19 em pano de fundo.
  • Somar crise política à sanitária “seria incompreensível para os portugueses”

    CASA COMUM

    Somar crise política à sanitária “seria incompreensível para os portugueses”

    A proposta de Orçamento do Estado para 2021, méritos e deméritos do documento e os desafios da sua viabilização no Parlamento foram temas em análise no programa Casa Comum desta semana. O social-democrata Paulo Rangel e socialista José Luís Carneiro falam também do Plano de Recuperação e Resiliência. Destaque também para os temas do próximo Conselho Europeu e a coordenação europeia face à pandemia de Covid-19.
  • ​O poder sancionatório dos 27

    ​EUROPA PARA QUE TE QUERO

    ​O poder sancionatório dos 27

    As sanções constituem um dos principais instrumentos da política externa e de segurança comum da União Europeia.
  • Bernardo Pires de Lima, "porque toda a política é internacional"

    Decidir Europa

    Bernardo Pires de Lima, "porque toda a política é internacional"

    O ensaísta olha para a democracia e autoritarismo em tempos de Covid e para o papel da União Europeia na nova etapa da globalização.
  • Tempestade perfeita?

    Visto de fora

    Tempestade perfeita?

    Negociações sobre o orçamento europeu, a evolução da Covid-19 e o Brexit são alguns dos temas da edição desta semana do "Visto de Fora".
  • A relutante Alemanha

    A relutante Alemanha

    A Alemanha reunificada acentuou a hegemonia alemã na Europa comunitária. Mas é uma hegemonia relutante. O que se passou na primeira metade do séc. XX ainda hoje condiciona a política de Berlim. E a próxima saída de Merkel aumenta incertezas sobre o futuro.