Terá sido Budapeste a bloquear a aprovação de um comunicado conjunto da União Europeia sobre o mandado de detenção emitido pelo Tribunal Penal Internacional contra Vladimir Putin. “Dá jeito” ao presidente russo ter um aliado dentro da União, admite, em entrevista à Renascença, Paulo Almeida Sande.
Portugal produz cerca de um milhão de toneladas de resíduos perigosos, a maioria de origem industrial. País é quase autónomo no tratamento destes materiais, tendo de exportar entre 2 a 5% do que produz.
O plano do Governo para a habitação, as críticas do Presidente da República e a polémica na Marinha estiveram em destaque no Casa Comum desta semana, com o socialista Porfírio Silva e o social-democrata Pedro Duarte. No plano europeu destaque para a situação na Ucrânia e a posição do BCE num contexto inflacionista e dos problemas no Credit Suisse e em bancos norte-americanos.
Em entrevista à Renascença, o presidente da câmara da capital grega diz acreditar na estabilidade dos Balcãs e defende que a entrada na União Europeia pode aproximar países da região com disputas territoriais. No plano interno, Kostas Bakoyannis acredita que 2023 será o ano de todos os recordes de investimento e de procura turística. Esta entrevista foi registada antes do acidente ferroviário que há menos de um mês fez pelo menos 57 mortos na cidade de Larissa.
Uma sondagem do Conselho Europeu de Relações Internacionais revela que a opinião pública europeia "já não pretende acabar com a guerra o mais depressa possível" e valoriza a recuperação de território pelas tropas ucranianas. Num estudo que abrange dez países europeus, elaborado por politólogos com base em sondagens de opinião, os inquiridos mostram maior convergência de posições, mesmo partindo de campos políticos antagónicos, colocando a Rússia ainda mais numa posição de "adversário" ou "rival". Os inquiridos portugueses são os que consideram que a União Europeia está mais forte do que há um ano, mas também são os que mais acreditam que a Rússia está mais forte do que se pensava anteriormente.
Dos receios de uma nova crise financeira ao anúncio da Polónia sobre o envio de caças para a Ucrânia. A atualidade europeia em análise em mais um Visto de Fora.
Como aumentar a riqueza em Portugal? Um "post-it" de João Duque com a fórmula que permitirá às empresas aumentarem a produtividade e a receita do presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP).
De acordo como o projeto Migrantes Desaparecidos, da Organização Internacional para as Migrações (OIM), 26.148 pessoas morreram ou estão desaparecidas no Mediterrâneo desde 2014 - 390 só em 2023.
As medidas recentemente apresentadas pelo Governo para o setor da Habitação representam um incremento da intervenção pública num mercado com muitos agentes e ramificações económicas. O Estado tem as ferramentas necessárias para agir? O que compete ao poder público e ao mercado no domínio da habitação? Não perca o debate com João Pereira dos Santos, economista do ISEG, e Ricardo Guimarães, porta-voz da Confidencial Imobiliário, no programa Da Capa à Contracapa desta semana, uma parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.