euranetplus-inside.eu
    12, abr
  • O pacto, o programa e o Passos

    Visto de Fora

    O pacto, o programa e o Passos

    ​Pacto de Asilo e Migrações, Programa de Governo, a apresentação do livro “Identidade e Família” por Pedro Passos Coelho são ingredientes para o programa desta semana.
  • 05, abr
  • A Europa debate a Ucrânia, Portugal discute um logótipo

    A Europa debate a Ucrânia, Portugal discute um logótipo

    No programa desta semana, um olhar sobre a Aliança Atlântica que completa 75 anos, o novo governo e a polémica do logótipo da república portuguesa
  • 03, abr
  • "Chumbo do Orçamento não impede um Governo de governar" em duodécimos

    Casa Comum

    "Chumbo do Orçamento não impede um Governo de governar" em duodécimos

    Tese defendida na Renascença pelo social-democrata José Matos Correia. Socialista Porfírio Silva considera que Luís Montenegro está a tentar fazer uma reforma "informal" da Constituição ao exigir o cumprimento da legislatura após a aprovação do programa de Governo.
  • Os desafios de Montenegro e da NATO

    Casa Comum

    Os desafios de Montenegro e da NATO

    O novo Governo de Portugal, o desafio do primeiro-ministro, Luís Montenegro, ao PS para não ser uma força de “bloqueio democrático”, os 75 anos da NATO e a proposta de apoio de 100 mil milhões de euros à Ucrânia são temas em destaque no Casa Comum desta semana, com o socialista Porfírio Silva, o social-democrata José Matos Correia e o eurodeputado do BE José Gusmão.
  • Seis jovens e um especialista sentam-se à mesa. Por que está a direita radical a crescer em Portugal?

    Geração Z

    Seis jovens e um especialista sentam-se à mesa. Por que está a direita radical a crescer em Portugal?

    Depois das legislativas, o Chega já tem a mira nas europeias de junho, onde quer conquistar o primeiro deputado em Bruxelas. Neste episódio do Geração Z, seis jovens e um especialista param para pensar sobre a direita radical - e tentam perceber o que vai mudar na política em Portugal e no mundo daqui para a frente.
  • Portugal continua “sem um plano de contingência para pandemias”

    Radar Europa

    Portugal continua “sem um plano de contingência para pandemias”

    Em entrevista ao podcast Radar Europa, Gustavo Tato Borges explica que um plano de contingência para pandemias ou desastres naturais, em termos de resposta de saúde, seria importante para que “os diferentes parceiros, quando vão atuar no terreno, soubessem aquilo que lhes é pedido e aquilo que é a sua função” . O Radar Europa é um podcast Renascença, em parceria com a Euranet Plus.
  • 28, mar
  • Social-democrata Pedro Duarte avisa que governar por decreto "não faz sentido"

    Social-democrata Pedro Duarte avisa que governar por decreto "não faz sentido"

    No programa "Casa Comum" da Renascença, o ex-deputado do PSD argumenta que o seu partido não tinha que "selecionar apoios" para Aguiar Branco e espera que o PS não alinhe com o Chega no Parlamento. Já o socialista Porfírio Silva acusa o PSD de arrogância e irresponsabilidade, ao não dialogar quando está empatado com o PS em número de deputados.
  • 27, mar
  • Protestos dos agricultores europeus e o impasse político no Parlamento

    Casa Comum

    Protestos dos agricultores europeus e o impasse político no Parlamento

    O Parlamento recupera centralidade na nova legislatura e os problemas em eleger um presidente da Assembleia da República são um sinal de um impasse que pode marcar um novo ciclo político. O tema é comentado pelo social-democrata Pedro Duarte e pelo socialista Porfírio Silva no programa Casa Comum. No plano europeu, a contestação de agricultores na Europa cruza-se com a agenda climática e ambiental da União Europeia e, noutro plano, com a questão ucraniana pelo seu impacto no setor agrícola. Os comentadores abordam este tema que está já a ser usado no debate político para as europeias.
  • 22, mar
  • "Por que não?" Costa abre a porta a Sánchez no Conselho Europeu

    "Por que não?" Costa abre a porta a Sánchez no Conselho Europeu

    O primeiro-ministro cessante mantém o tabu sobre a hipótese de vir a ocupar um cargo europeu e admite que o chefe do Governo espanhol, Pedro Sánchez, pode entrar na corrida para substituir o belga Charles Michel.
  • Chega na emigração e uma indigitação depois da meia noite

    Visto de Fora

    Chega na emigração e uma indigitação depois da meia noite

    O pós-eleições é o tema central da análise semanal dos jornalistas Olivier Bonamici e Begoña Iñiguez.