O escândalo a envolver a Eva Kaili, uma das vice-presidentes do Parlamento Europeu, num alegado esquema de corrupção em benefício do Qatar, tem dado muito que falar e os comentadores do Visto de Fora, não ficam atrás.
No plano europeu, Begoña e Olivier analisam o caso do grupo extremista alemão detido esta semana, quando alegadamente estaria a preparar ataques a instituições do Estado. O braço-de-ferro entre a Hungria e Bruxelas, que impediu a aprovação da ajuda à Ucrânia, e a escolha de Volodymyr Zelensky como personalidade do ano da Time são outros temas desta semana.
Numa altura em que os investigadores espanhóis tentam ainda identificar o autor das cartas incendiárias, enviadas ao Governo, instalações militares e às embaixadas da Ucrânia e dos Estados Unidos, no "Visto de Fora" desta semana debate-se até que ponto pode ir o envolvimento russo neste caso.
Enquanto se discutia a violação de direitos humanos no país organizador do Mundial de futebol, suspeitas de semi-escravidão de estrangeiros motivaram dezenas de detenções no Alentejo.
O caso do secretário de Estado Adjunto Miguel Alves, forçado entretanto a deixar o Governo, e outras polémicas que têm perseguido o primeiro-ministro são debatidos esta semana por Olivier Bonamici e Begoña Iñiguez.
A edição desta semana foi em direto da conferência tecnológica, com o Olivier Bonamici e a Begoña Iñiguez a olharem para o impacto que a Web Summit teve, ou não, em Espanha e nos países francófonos.
A procura crescente de Portugal pelos chamados nómadas digitais é um dos temas deste Visto de Fora. Olivier Bonamici e Begoña Iñiguez apontam o contraste entre as condições oferecidas a estes imigrantes de luxo e a situação de pobreza que vive grande parte da população portuguesa.
Após o ataque à ponte russa sobre o Estreito de Kerch, a espiral da guerra na Ucrânia recorda os mais labirínticos e sombrios desenhos do holandês M.C. Escher.