Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mundial 2022

Inglaterra goleia Irão de Queiroz apesar do bis de Taremi

21 nov, 2022 - 15:34 • Redação

A primeira goleada do Mundial 2022 chegou ao segundo jogo, que teve 24 minutos de descontos - um recorde. Taremi tornou-se o segundo jogador do FC Porto a bisar em Mundiais.

A+ / A-
Jude Bellingham (esquerda) abre o marcador. Foto: Ronald Wittek/EPA
Jude Bellingham (esquerda) abre o marcador. Foto: Ronald Wittek/EPA
Taremi faz história. Foto: Rolex Dela Pena/EPA
Taremi faz história. Foto: Rolex Dela Pena/EPA
Saka esteria-se em Mundiais com bis. Foto: Ronald Wittek/EPA
Saka esteria-se em Mundiais com bis. Foto: Ronald Wittek/EPA
Festa inglesa. Foto: Neil Hall/EPA
Festa inglesa. Foto: Neil Hall/EPA
Grealish estreia-se a marcar em Mundiais. Foto: Neil Hall/EPA
Grealish estreia-se a marcar em Mundiais. Foto: Neil Hall/EPA

Veja também:


A primeira goleada do Mundial 2022 aconteceu ao segundo jogo. Esta segunda-feira, a Inglaterra derrotou o Irão, treinado pelo português Carlos Queiroz, por 6-2. Mehdi Taremi, do FC Porto, foi titular e bisou.

Num jogo com 24 minutos de descontos - recorde em Campeonatos do Mundo -, o primeiro evento de registo foi a lesão do guarda-redes iraniano, Alireza Beiranvand, após um choque cara a cara com um defesa da própria equipa. O antigo jogador do Boavista esteve cinco minutos a ser assistido, porém, pediu a substituição nem um minuto depois. Aí, sim, Alireza foi substituído.

O primeiro golo surgiu aos 35 minutos, pelos pés de Jude Bellingham. Bukayo Saka aumentou a contagem oito minutos depois e, ao primeiro minuto de compensação da primeira parte, Raheem Sterling fez o 3-0.

Ao intervalo, Carlos Queiroz fez três substituições, mas a Inglaterra continuou a ser a melhor equipa em campo e, ao minuto 62, Saka bisou. Três minutos depois, contudo, Taremi apareceu na cara de Jordan Pickford e reduziu a desvantagem iraniana. Foi a estreia do avançado do FC Porto a marcar em Mundiais.

Aos 71 minutos, Marcus Rashford repôs a diferença e, aos 89 minutos, Jack Grealish fez o sexto golo da Inglaterra. Os dez minutos de descontos da primeira parte estavam a terminar quando o videoárbitro descortinou uma grande penalidade na área inglesa. Na conversão, já aos 13 minutos de compensação, Taremi não perdoou e tornou-se o primeiro jogador iraniano - e o segundo do FC Porto, a seguir ao colombiano Jackson Martínez, frente ao Japão, em 2014 - a bisar em Mundiais.

Esta foi a maior vitória da Inglaterra no primeiro jogo de um Mundial e a primeira vez que o Irão sofreu cinco (ou mais) golos na fase final.

A Inglaterra assume a liderança do grupo B, com três pontos. A partir das 19h00 desta segunda-feira, disputa-se o outro jogo do grupo, entre Estados Unidos e País de Gales.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+