Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Oficial. FIFA exclui a Rússia do Mundial 2022

28 fev, 2022 - 17:35 • Eduardo Soares da Silva , Pedro Azevedo

Após a pressão de várias federações de futebol e a recomendação do Comité Olímpico Internacional, a FIFA e a UEFA removeram a Rússia das suas provas. A Federação Portuguesa de Futebol não se pronunciou.

A+ / A-

Veja também:


A FIFA anunciou, em comunicado, a exclusão da Rússia do Mundial 2022, depois da pressão de várias Federações que anunciaram boicote à seleção russa. A Federação Portuguesa de Futebol não se pronunciou sobre a situação.

"A FIFA e a UEFA decidiram hoje, em conjunto, que todas as equipas russas, quer sejam clubes ou seleções nacionais, estão suspensas de participar em provas da FIFA e UEFA até decisão futura", pode ler-se na nota.

A decisão da FIFA surge apenas um dia depois do organismo ter anunciado castigos à Federação Russa de Futebol, mas não ter removido a seleção do Mundial. No domingo, a FIFA condenou a invasão à Rússia e decidiu que as partidas da seleção seriam disputadas em terreno neutro, sem espectadores e sem bandeira e hino da Rússia.

A resposta foi considerada como uma manobra de aparências por muitas das federações, que sublinharam o boicote à Rússia.

Polónia, Inglaterra, Albânia, República Checa, Dinamarca, Irlanda, Noruega, Escócia, Suíça, Suécia, País de Gales, Holanda, Estados Unidos da América e Islândia são as federações que boicotaram a Rússia. Além disso, a Federação Francesa de Futebol defendeu, no domingo, "a exclusão da Rússia do próximo Mundial".

Questionado pela Renascença, a Federação Portuguesa de Futebol não se pronunciou sobre o caso até ao anúncio da FIFA. Fernando Gomes, presidente da FPF, é membro do Comité Executivo da UEFA.

"O futebol está completamente unido em total solidariedade com o povo da Ucrânia. Os dois presidentes [da FIFA e UEFA] esperam que a situação melhore rapidamente para que o futebol possa voltar a ser um vector de união e paz", pode ainda ler-se na nota.

A seleção portuguesa de futsal feminino tinha encontro marcado com a Rússia no Europeu, em Gondomar, em março.

A decisão da FIFA surge também depois do Comité Olímpico Internacional (COI) ter recomendado que federações desportivas e organizadores não convidem ou permitam a participação de atletas russos ou bielorrussos em quaisquer provas internacionais.

A Rússia já não vai disputar o acesso ao Mundial 2022 frente à Polónia, no dia 24 de março. Resta perceber como é que a UEFA, responsável pela qualificação europeia para a prova, vai decidir os moldes do sorteio.

Também o Spartak de Moscovo é removido dos oitavos de final da Liga Europa, onde iria defrontar o RB Leipzig.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+