A+ / A-

Portugal aplicará sanções da UE a Abramovich

15 mar, 2022 - 18:59 • Redação, com Lusa

"Essas sanções são apoiadas por Portugal e são cumpridas escrupulosamente a partir do momento em que são decididas”, afirma o ministro Augusto Santos Silva.

A+ / A-

Veja também:


Portugal aplicará as sanções determinadas pela União Europeia a Roman Abramovich, independentemente de ter adquirido nacionalidade portuguesa, admite o ministro dos Negócios Estrangeiros.

Sem mencionar o nome de Abramovich, que obteve a nacionalidade portuguesa em 2021, Augusto Santos Silva disse esta terça-feira, no Parlamento, que as sanções contra os oligarcas russos serão escrupulosamente cumpridas, mesmo que tenham passaporte português.

“Infelizmente, a evolução no terreno tem sido negativa e as medidas contra o agressor têm que ser intensificadas. Essas sanções são apoiadas por Portugal e são cumpridas escrupulosamente a partir do momento em que são decididas”, começou por referir.

“Isso tem acontecido quer os sancionados sejam candidatos a autorizações de residência para investimento, sejam os sancionados nacionais portugueses também. Sempre que são sancionados, as sanções são aplicadas”, salientou Augusto Santos Silva.

Importa recordar que a União Europeia já chegou a acordo sobre o alargamento da lista de oligarcas russos sancionados,um alargamento que - de acordo com fontes diplomáticas - inclui agora o multimilionário Roman Abramovich.

A União Europeia (UE) justificou hoje a inclusão do oligarca russo Roman Abramovich na lista de indivíduos sujeitos a sanções no quadro da agressão militar russa à Ucrânia pelos "estreitos laços" com o Presidente russo, Vladimir Putin.

"Roman Abramovich é um oligarca russo, que tem há muito estreitos laços com Vladimir Putin. Tem tido um acesso privilegiado ao Presidente e mantido relações muito boas com ele. Esta ligação ao líder russo ajudou-o a manter a sua considerável fortuna", lê-se no Jornal Oficial da UE, que publicou ao final da tarde de hoje os detalhes do quarto pacote de sanções adotado pelo bloco europeu, que já se encontram assim em vigor.

O texto sublinha ainda que "Roman Abramovich é um dos principais acionistas do grupo siderúrgico Evraz, que é um dos maiores contribuintes da Rússia", e "tem por isso obtido benefícios dos decisores russos responsáveis pela anexação da Crimeia ou pela desestabilização da Ucrânia".

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+