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Alcochete e Vendas Novas são as soluções viáveis para novo aeroporto. É já a decisão final?

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Alcochete e Vendas Novas são as soluções viáveis para novo aeroporto. É já a decisão final?

06 dez, 2023 • Sérgio Costa


A Comissão Técnica Independente apresentou, na terça-feira, as conclusões de um estudo pedido pelo Governo sobre localização do novo aeroporto. Peritos defendem "opção dual de início", com o aeroporto Humberto Delgado, na Portela, a coexistir com a nova localização (solução Portela+1).

Esta terça-feira ficou-se a saber que Alcochete e Vendas Novas são os municípios apontados como melhor localização para o futuro aeroporto de Lisboa. Por um lado, "Alcochete tem mais vantagem porque é um espaço público, Vendas Novas envolve expropriações e está mais distante de Lisboa", sublinhou a Maria Rosário Partidário, coordenadora da Comissão Técnica Independente (CTI).

Quer dizer que está decidido?

Não. Esta é apenas uma indicação da Comissão Técnica Independente para avaliar a melhor localização do futuro aeroporto. Esta avaliação está feita, depois haverá uma decisão política.

Independentemente deste trabalho, a localização pode ser outa qualquer?

Sim, porque em cima da mesa estavam várias opções. Para além de Alcochete e Vendas Novas, foram estudadas hipóteses como Montijo, Poceirão – Rio Frio e até Santarém.

O poder político tem agora esta indicação e depois deverá avançar com uma decisão.

O líder do PSD, Luís Montenegro, disse já que se não se compromete com a solução Alcochete, caso seja eleito primeiro-ministro.

Quando é que haverá uma decisão?

O novo aeroporto entra agora em discussão pública. A 10 de março haverá eleições, por isso não será antes dessa data.

Por que razão Alcochete e Vendas Novas são apontadas como as localizações mais favoráveis para o novo aeroporto?

Porque têm as melhores classificações nos vários critérios tidos em conta.

Tanto o Campo de Tiro de Alcochete como Vendas Novas seriam uma solução dual inicialmente, ou seja, poderia iniciar atividade ainda com o Aeroporto Humberto Delgado ainda a funcionar. E só mais tarde ficaria um aeroporto único, internacional.

Alcochete tem outra vantagem, uma vez que não será necessário efetuar expropriações. Montijo, que chegou a ser apontado várias vezes, perde neste critério e sobretudo nos critérios ambientais.

Se as soluções apontadas avançarem, qual será o custo?

O custo será oito mil milhões só para a infraestrutura aeroportuária. Neste cálculo não estão contabilizados acessos, ligações de vários transportes incluindo uma nova travessia do Tejo.

Se avançar, daqui a quanto tempo é que a obra ficará pronta?

A primeira pista estará pronta, na melhor das hipóteses, em 7 anos. O novo aeroporto não estará totalmente operacional em menos de 8 anos.

Enquanto não há novo aeroporto na região de Lisboa, o Governo vai aprovar na quinta-feira as novas obras no Humberto Delgado.

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