A+ / A-

Novo aeroporto de Lisboa

Novo aeroporto. Montenegro anuncia criação de grupo de trabalho

05 dez, 2023 - 15:55 • Tomás Anjinho Chagas

Líder do PSD não se compromete com solução Alcochete, uma das favoritas da Comissão Técnica Independnete, e diz que o poder político "não tem de acatar nada".

A+ / A-

O líder do PSD, Luís Montenegro, defende que este não é o momento para os "palpites" sobre a localização do novo aeroporto de Lisboa e anuncia a criação de um grupo de trabalho no partido.

Em clima de pré-campanha, o maior partido da oposição pede "consenso" para essa decisão mas não se compromete com a sugestão apontada pela Comissão Técnica Independente.

Depois de ser recebido na sede da Ordem dos Médicos, em Lisboa, pelo bastonário, Luís Montenegro reagiu ao anúncio de que Alcochete será a opção com "mais vantagens" segundo o relatório elaborado pela Comissão Técnica Independente.

"O estudo terá de ter peso, ou seria uma inutilidade. Não andámos a gastar recursos públicos para depois não analisar o relatório", começou por dizer o líder dos social-democratas. No entanto, pede serenidade em torno do tema e que não seja politizado durante este período de luta partidária.

Montenegro diz que "será um mau serviço se agora se multiplicarem os palpites sobre a melhor decisão a tomar" e reitera que o "poder político não tem de acatar nada". Ou seja, caso vença as eleições de 10 de março, não é certo que o PSD escolha Alcochete para a nova localização.

O líder do PSD garante que este dossier será uma prioridade (caso seja eleito) e diz que para acelerar o processo vai criar um grupo de trabalho interno para adiantar trabalho. "Estou à vontade para tomar essa decisão no primeiro dia do meu mandato, se isso for possível", promete Montenegro.

A Comissão Técnica Independente foi aceite pelo PSD, num acordo com o PS, para se tomar uma decisão que tem sido arrastada há décadas.

No ano passado, o então ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, tomou uma decisão sobre o assunto à revelia do primeiro-ministro, António Costa. Foi revertida logo depois pelo chefe de Governo, e o agora candidato à liderança do PS retratou-se publicamente.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ze
    05 dez, 2023 aldeia 22:01
    Mais um grupo de trabalho.deçpois mais uma comissão de avaliação etc...etc....e lá se preparam para gastar mais uns milhões em estudos.

Destaques V+