Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Novo aeroporto pode começar a funcionar em sete anos

05 dez, 2023 - 17:51 • Ricardo Vieira

Previsão avançada pela Comissão Técnica Independente que estudou a localização do novo aeroporto que vai servir a região de Lisboa.

A+ / A-

A primeira pista do novo aeroporto pode começar a funcionar dentro de sete anos, prevê a Comissão Técnica Independente (CTI). As conclusões do estudo foram reveladas esta terça-feira.

Alcochete e Vendas Novas são as duas localizações viáveis para o novo aeroporto de Lisboa e Alcochete é a "solução com mais vantagem", revelou esta terça-feira a coordenadora da CTI, Maria do Rosário Partidário.

"A solução com mais vantagem para um hub intercontinental é o aeroporto Humberto Delgado + Alcochete, até abrir o aeroporto único em Alcochete. Outra solução viável é Humberto Delgado com Vendas Novas", revelou a responsável.

"Alcochete tem mais vantagem porque é um espaço público, Vendas Novas envolve expropriações e está mais distante de Lisboa", sublinha a responsável.

O relatório da Comissão Técnica Independente (consulte em formato PDF) defende que, numa primeira fase, o atual Aeroporto Humberto Delgado, na Portela, deve coexistir com o novo aeroporto.

Para que a primeira pista de Alcochete esteja operacional, terão que passar sete anos, estimam os estudos realizados.

Na apresentação do relatório, a coordenadora da Comissão Técnica Independente disse que a construção do novo aeroporto não precisa de financiamento público, sendo todas as opções financeiramente viáveis.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José A. Geraldes
    05 dez, 2023 LEIRIA 18:30
    Discordo do Parecer, porque não avalia o pais como um todo, e tem imensa interferencia politica. É bom lembrar que, todas as obras executadas no aeroporto de Lisboa, foram feitas com carácter TEMPORÁRIO, daí a razão dos Inúmeros pontos negativos.Dizem os Técnicos que o aeroporto de Lisboa ainda está longe de atingir o LIMITE !? Olhando para o país verificamos que o Norte e Sul do Pais estão bem servidos, mas é fácil identificarmos um ponto negativo entre Lisboa e o Porto, Portanto verificamos que, a Zona centro que é é uma das regiões mais produtivas do pais, tem sido Esquecida !? Assim sendo,a melhor opcão para o pais seria : Porto , MONTE REAL (LEIRIA ) Lisboa, Portela, Beja e Faro , desde que todos sejam INTERLIGADOS por um sistema Rápido de Ligação FERROVIÁRIA !? É Bom lembrar que Leiria pode Fácilmente ser ARTERNATIVA, a Lisboa, o que não acontece com nenhuma das opções apresentadas !!? Económicamente,a opção de 5 Aeroportos, é a mais Viável e a mais económica!!!!i

Destaques V+