Tempo
|
A+ / A-

Crise política

Marcelo fala ao país às 20h00

04 mai, 2023 - 12:27 • Joana Azevedo Viana Redação

Informação foi avançada à Renascença esta quinta-feira por fonte da Presidência.

A+ / A-

O Presidente da República vai falar ao país, esta quinta-feira. A comunicação deverá acontecer às 20h00, avança fonte da Presidência, à Renascença. Antes disso, o chefe de Estado terá a sua habitual reunião com o primeiro-ministro em Belém, por volta das 18h.

O discurso de Marcelo tem lugar dois dias depois de o primeiro-ministro, António Costa, ter rejeitado demitir o ministro das Infraestruturas.

João Galamba pediu a demissão no seguimento de uma polémica com um computador do Estado que um seu adjunto, entretanto exonerado, levou para casa com informações confidenciais - e a consequente intervenção do Serviço de Informações do Estado (SIS) para recuperar o aparelho.

Depois de Costa ter anunciado que não aceitava a demissão de Galamba, dizendo que "não lhe é imputável qualquer falha", Marcelo Rebelo de Sousa emitiu uma curta nota informativa a dar conta de que não tem "a mesma leitura política" do caso que o primeiro-ministro.

Desde então, o Presidente tem mantido o silêncio sobre a crise política.

O ministro das Infraestruturas foi entretanto convocado para "audição imediata" na comissão parlamentar de inquérito à gestão da TAP, com os deputados a chamarem também à CPI a chefe de gabinete de Galamba e também o ex-adjunto do ministro, Frederico Pinheiro.

[editado às 13h18]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Emília Saraiva
    04 mai, 2023 CASCAIS 11:54
    Gostaria de participar na conversa do Senhor Presidente.

Destaques V+