Tempo
|
A+ / A-

PSD vai abster-se na moção de censura ao Governo

03 jan, 2023 - 18:51 • Tomás Anjinho Chagas

Líder do PSD defende que o Governo merece oposição às suas políticas, mas deve governar e não ter um pretexto para fugir às suas responsabilidades. Votação está marcada para quinta-feira.

A+ / A-

O PSD vai abster-se na moção de censura ao Governo que vai ser apresentada pela Iniciativa Liberal (IL).

A decisão conhecida numa reunião do grupo parlamentar foi confirmada à Renascença por fonte social-democrata. O debate e a votação da moção de censura estão marcados para quinta-feira.

Durante esta tarde, a Comissão Política Nacional esteve reunida e depois houve reunião da bancada do PSD, onde os deputados estiveram com a direção do partido - precisamente com o líder do partido Luís Montenegro - na Assembleia da República.

Luís Montenegro apresentou os argumentos aos deputados para a abstenção na moção de censura. Para o líder do PSD, votar a favor é pretender derrubar o Governo, abrir uma crise política e consequentemente pedir eleições.

Montenegro recordou que os portugueses foram chamados a votar em eleições legislativas há um ano é preciso respeitar a decisão dos eleitores, que deram uma maioria absoluta ao PS e a António Costa.

Os portugueses estão preocupados com o aumento do custo de vida, a falta de resposta dos serviços públicos, com o SNS num "autêntico caos", com a falta de capacidade reformista do Governo e com os "impostos máximos", referiu aos deputados.

O líder do PSD defende que o Governo merece oposição às suas políticas, mas deve governar, não ter um pretexto para fugir às suas responsabilidades.

O PSD não é um partido de protesto, sublinha Luís Montenegro, é um partido de Governo e é a alternativa a esta governação do PS e de António Costa.

O líder do PSD já tinha afirmado, na segunda-feira, que "este não é um tempo para abrirmos uma crise política em cima de uma crise social que atinge tão fortemente as famílias e as empresas portuguesas".

Num comentário à mais recente remodelação no Governo, o presidente dos sociais-democratas garantiu que "estamos e estaremos aqui para sermos oposição hoje e alternativa de Governo amanhã”.

O debate e votação da moção de censura ao Governo apresentada pela Iniciativa Liberal vai realizar-se na quinta-feira, decidiu esta terça a conferência de líderes parlamentares.

A moção de censura da IL vai ser a segunda que o XXIII Governo constitucional enfrenta desde que iniciou funções, em 30 de março de 2022, depois de ter vencido as eleições legislativas com maioria absoluta, e terá chumbo’ assegurado pela bancada socialista, tal como a primeira apresentada pelo Chega em julho.

O líder parlamentar do PS, Eurico Brilhante Dias, afirmou que a maioria socialista na Assembleia da República, "lado a lado com os portugueses", vai chumbar a moção de censura ao Governo.

O PCP vai votar contra e o Bloco de Esquerda vai abster-se.

[notícia atualizada às 19h33]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    03 jan, 2023 PORTUGAL 20:40
    Há momentos na vida, seja do que seja, em que os INTELIGENTES brilham. Aqui, se EU fosse o TAL político, eu demonstrava ao eleitorado português como deve um partido de governo comportar-se numa situação destas. Pelo que vejo o PSD/PPD vai fazer o que não deve ser feito. Não quero dizer que votasse a FAVOR ou NÃO, nem tão pouco se ABSTIVESSE. Dou uma dica. Um bom jogador, numa mesa, joga a sua cave à queda da última carta e nunca depois. Depois, o jogo já está FEITO. Pense só um pouco e aja.

Destaques V+