Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jerónimo agradece "boas palavras" de apoio e promete voltar à campanha "daqui a uma semana"

11 jan, 2022 - 17:02 • Ricardo Vieira

Líder do PCP deverá ser operado na quinta-feira. Jerónimo de Sousa sensibilizado com manifestações de apoio: "é das coisas melhores de quem anda na vida política ter essa reação mesmo vinda daqueles que não são do meu partido nem são da CDU".

A+ / A-

Veja também:


O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, que vai ser operado de urgência às carótidas na quinta-feira, agradece as palavras de solidariedade de vários quadrantes políticos e diz que, se tudo correr bem, vai voltar à estrada dentro de uma semana.

Numa mensagem emocionada durante uma ação de campanha da CDU, em Matosinhos, Jerónimo de Sousa começou por explicar que, na sequência de exames de rotina, "verificou-se um problema nas carótidas, estas veias que alimentam o cérebro com sangue, que precisam de uma limpeza da tubagem".

A operação não podia ser adiada para depois das eleições legislativas de 30 de janeiro, mas Jerónimo de Sousa acredita que uma semana após a cirurgia já poderá voltar à campanha.

"Era impossível aguentar até ao fim da campanha tendo em conta este problema. Creio que a vida tem destas coisas, mas dizer aos camaradas e amigos do PCP e da CDU que aqui estou, pronto para travar o combate, naturalmente com esta dificuldade, mas penso que com arte e sorte do cirurgião que é possível que, daqui a uma semana, um bocadinho mais para a frente, já esteja outra vez aí na estrada".

O líder comunista mostrou sensibilizado com as muitas mensagens de solidariedade que recebeu, não só dos camaradas de partido mas também de outros quadrantes políticos.

"Não queria deixar de vos dizer que foi importante para mim as manifestações de muitos homens mulheres e jovens que não são do PCP nem da CDU, homens e mulheres com responsabilidades institucionais muito grandes, desde a Presidência da República, o presidente da Assembleia da República, o primeiro-ministro, também as manifestações de apreço de boas palavras de jornalistas para que as coisas corram bem, até de comentadores que também o afirmaram num quadro de manifestação de simpatia, mas de apreço e de solidariedade que me tocou fundo."

Jerónimo de Sousa afirma que "é das coisas melhores de quem anda na vida política ter essa reação mesmo vinda daqueles que não são do meu partido nem são da CDU".


O secretário-geral do PCP argumenta que as diferenças ideológicas devem existir, mas há valores comuns e destaca a importância de entendimentos e cooperação.

"Isso é importante porque é um valor que não determina nem vai esmorecer a necessidade do combate político, dos adversários políticos que aí estão, mas que também foram capazes de compreender em certas situações a necessidade desse entendimento e dessa cooperação, por exemplo, em relação ao debate que eu amanhã não posso fazer. Rui Rio assumiu que sim senhora admitia a minha substituição pelo camarada João Oliveira. É um exemplo de que pode haver combate sem tréguas no plano político e ideológico, mas há valores que pertencem a todos e eu queria agradecer particularmente aos meus camaradas que aqui estão, mas a todos aqueles que eu referi. Muito e muito obrigado. Cá estaremos de volta. Viva a CDU", concluiu Jerónimo de Sousa.

O líder comunista falava num encontro com membros de Organizações Representativas dos Trabalhadores, em Matosinhos.

Jerónimo de Sousa, de 74 anos, vai ser internado amanhã, quarta-feira, para ser operado a uma estenose na carótida.

“Irei amanhã ser internado. No dia seguinte, em princípio, serei operado, embora com esta ou aquela data a fixar, e confiar que a coisa saia bem. Isto a vida tem destas coisas. Ter este sentimento de confiança de que mais uns dias e podem contar comigo para o bem e para o mal”, declarou Jerónimo de Sousa, à margem da ação de campanha.

De acordo com um comunicado do PCP, será internado a 12 de janeiro e "prevê-se que o secretário-geral retome no final da próxima semana a sua intervenção política, nomeadamente na campanha eleitoral em curso para a Assembleia da República”.

Nestes 10 dias de ausência, Jerónimo de Sousa será substituído por João Oliveira e João Ferreira, membros da Comissão Política e candidatos à Assembleia da República.

[notícia atualizada]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+