Tempo
|
A+ / A-

Que operação vai Jerónimo de Sousa fazer?

11 jan, 2022 - 14:11 • Marta Grosso com Redação

A Renascença falou com o diretor do Serviço de Cirurgia Vascular do Centro Hospitalar de Coimbra para perceber o que está em causa. O líder comunista vai ser operado na quinta-feira.

A+ / A-

O secretário-geral do PCP vai ser operado a uma estenose na carótida interna esquerda, uma intervenção cirúrgica para desobstruir a artéria. Trata-se de uma operação delicada, com o objetivo de prevenir a ocorrência de acidente vascular cerebral (AVC) ou ataques isquémicos transitórios (AIT).

“No caso de um doente assintomático ou sintomático faz diferença, porque sendo um doente sintomático com AVC prévio, está provado que há mais ganho na prevenção sendo a cirurgia nos seis, sete dias a seguir ao AVC”, explica à Renascença Manuel Fonseca, diretor do Serviço de Cirurgia Vascular do Centro Hospitalar de Coimbra.

“A cirurgia é feita em centros de especialidades do serviço de angiologia e cirurgia vascular. Pode ser com anestesia geral ou local, depende dos centros”, refere ainda o especialista, segundo o qual “o pós-operatório mais preocupante são as primeiras 24 horas”.

A alta acontece, por normal, “três e quatro dias” após a cirurgia.

Jerónimo de Sousa vai ser operado na quinta-feira. Até ao final da próxima semana, será substituído nas ações de campanha eleitoral por João Oliveira, atual líder parlamentar, e João Ferreira, vereador na Câmara de Lisboa.

Mas, antes da operação, o secretário-geral comunista vai ainda cumprir um encontro com membros de Organizações Representativas dos Trabalhadores, com início às 15h00, na Junta de Freguesia da Senhora da Hora, em Matosinhos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+