Tempo
|
A+ / A-

Mau tempo

Prevenção de cheias é responsabilidade de todos, diz MAI

09 jan, 2023 - 17:46 • Liliana Carona com redação

José Luís Carneiro chama a atenção para necessidade de se respeitar as regras da construção e os instrumentos de ordenamento do território.

A+ / A-

O Ministro da Administração Interna (MAI) disse, esta segunda-feira, ser importante respeitar as regras da construção para a prevenção das cheias.

Apelando à responsabilidade dos cidadãos, o governante salientou a importância de se fazer construções “respeitando as linhas de água, a natureza e os instrumentos de ordenamento do território”.

Desta forma, os cidadãos “estão também a cuidar de termos um território mais seguro e mais resiliente”, salientou José Luís Carneiro, acrescentando que “temos de trabalhar mais na prevenção”, pois a responsabilidade cabe a todos e não só aos governos.

“A nossa região conhece as chuvas desde que nós somos muito jovens. Esta região do país é uma região que, no outono e no inverno, tem uma pluviosidade muito acentuada”, lembrou em Viseu, à margem da cerimónia de comemoração do 146.º aniversário do comando distrital da Polícia de Segurança Pública local.

José Luís Carneiro apontou também que o que se está a verificar de diferente no clima é que as alterações climáticas, apesar de não justificarem tudo, estão a provocar mudanças, nomeadamente no verão e inverno.

“O que se alterou ou está a alterar, aliás em relação aos incêndios e às chuvas que temos vindo a conhecer, o que mudou foi a intensidade, ou seja, não tanto a chuva, porque ela é boa e necessária no outono e no inverno”, disse.

Segundo o governante, mudou “sobretudo, a intensidade” das chuvas, assim como “a intensidade do calor e das secas do verão, que provocam depois circunstâncias excecionais” nos territórios.

Declarações prestadas dia e meio depois de chuva intensa ter originado inundações em vários locais da zona norte do país, incluindo a cidade do Porto e que provocaram danos ainda por calcular.
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+