Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Antes de estabelecer intervenção é preciso "estudar causas" das inundações, diz ministro

08 jan, 2023 - 12:16 • redação

Ministro da Administração Interna afirma que "intensidade da chuva e impermeabilização dos solos" requerem "preparação e resiliência dos territórios".

A+ / A-

Questionado esta manhã sobre os efeitos das chuvas ontem no Grande Porto, o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, defendeu que é preciso apurar as causas, mas salientou que se tratou de um episódio de chuva intensa.

"A intensidade das chuvas e a impermeabilização dos solos, em muitas das cidades, levam a que os efeitos das chuvas e a sua intensidade tragam consigo exigências que têm de conduzir à preparação e resiliência dos territórios para enfrentar estes desafios", afirmou.

Para o ministro é preciso "compreender e estudar as causas e depois estabelecer as metodologias de intervenção", mas reitera que, "primeiro, é preciso compreender as causas que levaram a situações como a que aconteceu no cidade do Porto".

A chuva forte inundou no sábado várias ruas, habitações e lojas do Porto, e obrigou a encerrar várias vias ao trânsito e a suspender a circulação na linha amarela do Metro da cidade, tendo mesmo sido necessário encerrar a estação de metro de São Bento, devido às inundações.

Este domingo a rede de metro está a funcionar normalmente e, segundo o oficial de dia do Comando Metropolitano da PSP do Porto, não existe “nenhuma situação de emergência”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+