Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mau tempo. Chuva intensa causa estragos no sul do país

05 dez, 2022 - 12:45 • Teresa Paula Costa , Liliana Monteiro , Rafael Duarte

Proteção Civil registou cerca de 137 ocorrências no sul do país devido à chuva intensa que provocou inundações na via pública, espaços comerciais e garagens.

A+ / A-

A chuva intensa que cai no sul do país desde as 7h00 desta segunda-feira já provocou estragos em várias localidades.

Na cidade de Faro, segundo a Proteção Civil, foram registadas, até ao momento, cerca de 30 ocorrências, sobretudo, inundações na via pública, espaços comerciais e garagens. Na ajuda às chamadas estão, além dos meios do concelho, elementos dos bombeiros de Portimão, Lagos e Loulé.

Alexandre Luz, proprietário de uma clínica dentária em Faro, disse à Renascença que estima prejuízos acima dos 800 mil euros. "Estou aqui há 12 anos e isto acontece sempre", aponta.

"Já tentámos falar com a Câmara para resolver, eles dizem que estão 'em projeto', mas nunca resolvem", lamenta.

Já na localidade de Conceição, em Pego do Aragão, concelho de Tavira, os bombeiros resgataram uma vítima que ficou presa numa viatura após subida das águas.

Segundo o comandante interino João Ferreira, tratava-se de "um cidadão chinês que tinha a sua autocaravana parqueada dentro de uma ribeira seca que, com a chuva, encheu, deixando a viatura submersa". O condutor foi resgatado, mas a viatura continua submersa, acrescentou João Ferreira.

Em Albufeira, João Vieira, o comandante adjunto dos bombeiros, contou à Renascença que "um carro esteve em risco de cair de uma ravina", tendo a corporação registado três inundações e duas quedas de árvores.


No total, segundo revelou à Renascença o oficial José Costa, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, foram registadas 137 ocorrências desde a meia-noite, sendo a maioria, 94, no concelho de Faro. Nos trabalhos estiveram envolvidos 322 operacionais e 123 meios terrestres.

Segundo a Proteção Civil, não foram reportados danos em habitações que obrigassem a realojar pessoas.

A Proteção Civil tinha emitido a meio da tarde de domingo um aviso à população, com previsões de precipitação e vento no sul do país, alertando para a possibilidade de inundações em zonas urbanas, cheias e deslizamentos de terras.

Os distritos de Faro e Beja estão hoje sob aviso laranja (o segundo mais grave), emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), por causa da precipitação até às 15:00. A partir dessa hora o aviso passa a amarelo (terceiro na classificação por gravidade), mantendo-se pelo menos até às 18:00.


Faro e Beja estão igualmente sob aviso amarelo por causa da possibilidade de trovoadas frequentes e dispersas (até às 15:00 de hoje) e do vento por vezes forte do quadrante sul, com rajadas até 70 quilómetros por hora (km/h) até às 18:00 de hoje.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O alerta emitido no domingo pela Proteção Civil tem por base as previsões meteorológicas do IPMA, que prevê para hoje períodos de chuva ou aguaceiros, mais frequentes e intensos na região Sul, com possibilidade de ocorrência de trovoada e vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante leste, sendo moderado a forte (30 a 40 km/h) do quadrante sul na região Sul até ao meio tarde, e nas terras altas, com rajadas até 70 km/h.

"Salientam-se as condições para a ocorrência de precipitação mais intensa, com acumulação entre 10 a 20 mm/1h, sendo o período mais crítico entre as 00:00 e as 15:00 do dia 05 de dezembro, nos distritos de Faro e Beja, assim como a possibilidade da ocorrência de fenómenos extremos de vento", alertou a Proteção Civil.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+