Tempo
|
A+ / A-

Vacina Covid-19. Maiores de 80 anos e residentes em lares recebem quarta dose a partir de segunda-feira

12 mai, 2022 - 20:12 • Ricardo Vieira

Autoridades de saúde antecipam início da vacinação de idosos, que estava prevista para o final de agosto.

A+ / A-

Os idosos com mais de 80 anos e os residentes em lares de terceira idade começam a receber a quarta dose da vacina para a Covid-19 a partir de segunda-feira, avança a Direção-Geral da Saúde (DGS).

“A vacinação nos ERPI inicia-se já na segunda-feira (dia 16 de maio) e as pessoas com mais de 80 anos começarão a ser vacinadas durante a próxima semana, nos centros de vacinação ou nos centros de saúde", adianta a DGS, em comunicado enviado à Renascença.

"As pessoas com mais de 80 anos serão convocadas por agendamento local, através de SMS ou chamada telefónica, como já aconteceu noutras fases da vacinação", refere a DGS.

As autoridades de saúde antecipam início da vacinação de idosos, que estava prevista para o final de agosto.

A Comissão Técnica de Vacinação Contra a Covid-19 (CTVC), da Direção-Geral da Saúde, "recomenda a vacinação com a segunda dose de reforço, com o objetivo de melhorar a proteção da população mais vulnerável, face ao atual aumento da incidência de casos em Portugal", indica o comunicado da Direção-Geral da Saúde divulgado esta quinta-feira.

As crianças e jovens entre os 12 e 15 anos com condições de imunossupressão também passam a ser elegíveis para receber uma dose adicional de vacina contra a Covid-19, na sequência de parecer favorável da Comissão Técnica da Vacinação.

"Os jovens com estas condições serão vacinados de acordo com orientação e prescrição médica", explica a DGS.

A antecipação da vacinação de idosos com a quarta dose acontece numa altura em que Portugal assiste a uma subida do número de novos casos de Covid-19.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) deu conta de que Portugal confirmou na quarta-feira mais 24.866 novos casos de Covid-19, o número mais alto desde 9 de fevereiro.

No último dia foram registadas 25 mortes por covid-19, menos duas que no dia anterior, mas o terceiro dia consecutivo com mais de duas dezenas de óbitos - tal não acontecia desde o mês passado.

A Linha SNS24 vai passar a prescrever, de modo automático, testes rápidos de antigénio à Covid-19 a quem tenha um autoteste positivo.

A medida foi avançada nesta quinta-feira de manhã pela ministra da Saúde, que admite que o número de casos de Covid-19 continue a aumentar nos próximos dias.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+