Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Saúde 24 vai prescrever testes antigénio de forma “automática”

12 mai, 2022 - 09:50 • Filipa Ribeiro , Marta Grosso

Ministra da Saúde diz que Governo e peritos estão a acompanhar a evolução do número de casos positivos e sublinha que, apesar de “nenhuma hipótese estar fora de discussão, a situação atual não tem o impacto de outras vagas.

A+ / A-

A Linha SNS24 vai passar a prescrever, de modo automático, testes rápidos de antigénio à Covid-19 a quem tenha um autoteste positivo.

A medida foi avançada nesta quinta-feira de manhã pela ministra da Saúde, que admite que o número de casos de Covid-19 continue a aumentar nos próximos dias.

“É expectável que tenhamos ainda um crescimento”, afirmou aos jornalistas, acrescentando que o Governo está “a acompanhar a situação, como sempre fizemos, com os peritos”.

Marta Temido anunciou depois a novidade: “o que há de circunstância facilitadora é a possibilidade de os utentes que têm um autoteste positivo, ao ligarem para a Linha de Saúde 24, a partir do final desta semana, terem acesso a uma prescrição automática, disponibilizada pelo atendimento automático, robotizado, para um teste rápido de antigénio para deteção da Covid”.

Quanto a alterar o quadro de medidas em vigor no âmbito da pandemia, a ministra não descarta qualquer hipótese, mas não antevê, para já, uma mudança.

“Nós sempre dissemos que as medidas eram evolutivas e proporcionais em função da situação”, lembrou, sublinhando que “o impacto da doença, como os próprios peritos têm destacado, é totalmente diferente”.

Assim, e não estando “nenhuma hipótese fora de discussão, muito provavelmente conseguiremos, esperamos – e com a colaboração de todos, como fizemos até aqui – conseguir ultrapassar esta fase de crescimento de casos”, conclui, reforçando que o Governo continuará a “acompanhar a evolução da situação epidemiológica”.

Marta Temido fez estas declarações aos jornalistas no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, que visitou nesta manhã de quinta-feira para assinalar o Dia Internacional do Enfermeiro.

O último relatório de monitorização epidemiológica do Instituto Ricardo Jorge, divulgado na quarta-feira, revela "um aumento de uma das linhagens da variante Ómicron que tem um crescimento bastante significativo, sendo já de 37% a prevalência, e que poderá atingir os 80% a 20 de maio".

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+