Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. Saiba onde é preciso teste obrigatório. Há exceção para vacinados com dose de reforço

06 jan, 2022 - 13:24 • João Carlos Malta

Novas medidas do Governo entram em vigor na segunda-feira, 10 de janeiro.

A+ / A-
OuvirPausa
0:00 / 0:00

Veja também:


O Governo apresentou uma lista de locais em que para qualquer pessoa entrar tem de possuir um teste de Covid-19 negativo. A medida entra em vigor no dia 10 de janeiro.

Mas há exceções, o primeiro-ministro António Costa disse que "todas as pessoas com dose de reforço há mais de 14 dias deixarão de fazer teste para ter acesso aos locais que ainda fiquem sujeitas a testagem". "Isto é um incentivo para que as pessoas que estão em condições de procederem à vacinação deixem de ter de fazer testes", acrescentou.

Em relação a todos os outros, esta quinta-feira, no final do Conselho de Ministros, o primeiro-ministro António Costa disse que esta obrigatoriedade de testagem se aplica a:

  • visitas a lares
  • visitas a pacientes internados em estabelecimentos de saúde
  • grandes eventos e eventos sem lugares marcados ou em recintos improvisados
  • recintos desportivos (salvo decisão da DGS)
  • Discotecas e bares

Para ir a um estádio do futebol ou a um pavilhão desportivo, só é preciso fazer teste quem ainda não tem a dose de reforço da vacina contra a Covid-19, disse o primeiro-ministro.

Os bares e discotecas podem reabrir a partir de dia 14 de janeiro. Será necessária a apresentação de um teste negativo à Covid-19 para poder entrar nos estabelecimentos. Mantém-se ainda a proibição de consumo de bebidas alcoólicas na via pública.

O Governo decidiu ainda manter o controlo nas fronteiras. Para isso, há necessidade de apresentar um teste negativo obrigatório para todos os voos que chegam a Portugal.

Às companhias aéreas incumpridoras serão aplicadas sanções. Até agora foram cobradas multas a dois mil passageiros e a 38 companhias aéreas.

Nos bares e discotecas que reabrem a 14 de janeiro, também é exigido a cada cliente a apresentação de um teste negativo à Covid-19.

Em dezembro do ano passado, foram realizados em Portugal mais de cinco milhões de testes.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+