Tempo
|
A+ / A-

Luanda Leaks. Novas buscas no âmbito da investigação a Isabel dos Santos

18 jun, 2020 - 06:40 • Redação

A filha do ex-Presidente de Angola é acusada de gestão danosa e evasão fiscal, num processo que envolve a alegada transferência de 115 milhões de dólares.

A+ / A-

O juiz Carlos Alexandre presidiu a uma megaoperação de buscas, nas últimas horas,no âmbito da investigação ao caso Luanda Leaks.

Segundo avança o jornal "Económico", a casa do antigo advogado de Isabel dos Santos, Jorge Brito Pereira, bem como o escritório de advogados Uria Menendez, onde trabalhou até final de janeiro, foram alvo das buscas realizadas em Lisboa, Porto e Algarve.

A divulgação de documentos confidenciais, que ficou conhecida por Luanda Leaks, levantou suspeitas sobre a verdadeira origem da fortuna de Isabel dos Santos. Em causa estará o desvio de dinheiro do Estado angolano, através de contas em paraísos fiscais.

A filha do antigo Presidente de Angola está a ser investigada em Portugal pela compra da participação na Efacec.

Isabel dos Santos foi constituída arguida, em Angola, na sequência das revelações do “Luanda Leaks”, uma mega investigação conduzida pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ) e os seus parceiros. Foram revelados, no final de janeiro mais de 715 mil ficheiros, que detalham esquemas financeiros de Isabel dos Santos e do marido, Sindika Dokolo, que terão permitido retirar dinheiro do erário público angolano, utilizando paraísos fiscais.

A investigação jornalística revela o esquema montado por Isabel dos Santos para desviar mais de 100 milhões de euros da Sonangol para o Dubai.

De acordo com a mesma investigação, que em Portugal foi liderada pelo Expresso, a filha do ex-Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, utilizou recursos públicos em benefício próprio, numa operação que terá contado com o apoio de quatro portugueses, envolvidos neste caso.

Feitas as contas a mulher mais rica de África soma participações em 169 holdings, que integram 423 empresas de 41 países. Portugal é o país onde a “princesa” de Angola detém mais participações – 101, atualmente, 142, no total e desde 2005. Da energia, às telecomunicações, passando pela banca saiba quais são as empresas portuguesas que com ligações à empresária angolana.


[notícia corrigida às 9h00 em relação à fonte das buscas]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • carlos vasconcelos
    18 jun, 2020 birmimgham 12:01
    A questao Isabel dos Santos, eh politica. A historia da Sonangol, eh falsa...Se alguem esvaziou os cofres da Sonangol foi o anterior PSA Manuel Vicente que passeou por la durante muitos e muitos anos e se bem se recordam tinha um processo de corrupcao em Portugal, que quase afectou as relacoes diplomaticas dos dois paises. So depois da PGR portuguesa ter remetido o processo de volta a PGR angolana a coisa ficou sanada. Recebido que foi o processo a PGR anmgolana e a mando deJoao Lourenco, foi engavetada ate a presente data. O que mostra as relacoes promiscuas de Manuel Vicente com Joao Lourenco... Joao Lourenco chegou ao poder por indicacao de JES e sem o aval do partido e do povo. Foi uma aposta de JES que se viria a arrepender, pois comecou aqui a perseguicao a toda a familia e em particular a Isabel dos Santos que fez grandes investimentos em toda a Angola, ao contrario de Manuel Vicente, que preferiu colocar os seus milhoes e milhoes desviados da Sonangol em paraisos fiscais...Ate hoje continua a passear-se nos corredores do poder, duma forma imaculada....Isabel dos Santos ate podera perder todos os seus bens,[pofrem, sendo ela uma grande empresaria, logo ira levantar-se e recuperar tudo o que lhe foi expoliado ilegalmente, pois para tal tem advogados que teem vindo a trabalhar nesse sentido...E tambem acredito, que qdo o seu n ome for limpo, ela tem todas as condicoes de se candidatar a Presidencia da Republica de Angola e vencer, facilmente. ...Eu acredito. Viva JES

Destaques V+