Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sucessão de Liz Truss

Rishi Sunak à frente. Reino Unido poderá conhecer novo primeiro-ministro já hoje

24 out, 2022 - 09:51 • Redação com Lusa

Se apenas um candidato conseguir o mínimo de 100 apoios necessários dentro do Partido Conservador, será declarado vencedor e sucederá de imediato a Liz Truss na chefia do Governo sem necessidade de eleições legislativas.

A+ / A-

O sucessor de Liz Truss como primeiro-ministro britânico poderá ser conhecido esta segunda-feira se só se qualificar um candidato à liderança do Partido Conservador, sendo o antigo ministro das Finanças Rishi Sunak o mais bem posicionado.

Com a desistência de Boris Johnson da corrida, anunciada no domingo à noite, Sunak é o favorito tendo em conta o número de apoios públicos que já lhe foram declarados.

A outra candidata, Penny Mordaunt, líder da Câmara dos Comuns [cargo no Governo equivalente a ministra dos assuntos parlamentares], disse que estava confiante de que conseguiria reunir o apoio de 100 deputados do Partido Conservador.

O prazo para a formalização das candidaturas fecha hoje às 14h00. Para ser eleito, um candidato tem de obter o apoio de pelo menos 100 dos 357 membros do grupo parlamentar ’tory’.

Até agora, segundo as contagens dos meios de comunicação social britânicos, apenas Sunak atingiu o limiar necessário, apesar de Boris Johnson ter reivindicado 102 assinaturas antes de abandonar a corrida.

Se existir apenas um candidato, este será declarado vencedor e sucederá rapidamente a Liz Truss na chefia do Governo sem necessidade de eleições legislativas, pois o primeiro-ministro é tradicionalmente o líder do partido com maioria parlamentar.

Se se qualificarem dois candidatos, o Comité 1922, o conselho do partido que organiza as eleições internas, previu uma votação “indicativa” na segunda-feira à tarde para verificar o nível de apoios de cada um. O resultado está previsto para as 18h00.

"Lizzy Alface" leva a melhor no duelo empolgante com Liz Truss
"Lizzy Alface" leva a melhor no duelo empolgante com Liz Truss

Assumindo que continuam na corrida dois candidatos, a votação dos militantes decorrerá entre terça e sexta-feira por via eletrónica, em vez do voto postal, como aconteceu agora.

As urnas fecharão às 11h00 de sexta-feira e o resultado será anunciado no mesmo dia, numa hora ainda por determinar.

Quando Boris Johnson se demitiu em 7 de julho, o processo eleitoral demorou quase nove semanas, tendo Liz Truss sido anunciada a vencedora, com 57% dos votos, em 5 de setembro.

Sunak e Mordaunt ficaram em segundo e terceiro lugar, respetivamente, num total de oito candidatos.

Desta vez o limitar de apoios necessários subiu de um mínimo de 20 para 100, o que limitou o número de potenciais interessados.

O presidente do Comité 1922, Graham Brady, disse que este formado permite acelerar o sufrágio e ter um novo líder no cargo antes da apresentação do plano fiscal do Governo em 31 de outubro.

A primeira-ministra britânica, Liz Truss, demitiu-se na quinta-feira devido ao crescente descontentamento com o Governo, mas mantém-se em funções até ser escolhido um sucessor.

O novo líder do Partido Conservador será indigitado pelo Rei Carlos III chefe do Governo pois os ’tories' mantêm uma maioria absoluta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+