Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Corrida à sucessão de Truss. Sunak já tem o apoio de mais de 100 deputados

22 out, 2022 - 22:42 • António Fernandes , Marta Pedreira Mixão

​As conversas que vão determinar o próximo primeiro ministro do Reino Unido decorrem nos bastidores.

A+ / A-

Rishi Sunak perdeu para Liz Truss, a primeira ministra demissionária, apenas há seis semanas, mas é o único que já ultrapassou a barreira das 100 nomeações necessárias para ser candidato. Contudo, o antigo ministro das Finanças ainda não anunciou oficialmente a sua candidatura, mas já ganha vantagem entre os tories.

Até ao momento, só Penny Mordant, líder da bancada parlamentar, confirmou a sua candidatura publicamente, apresentando-se como a candidata que vai unir o partido. No entanto, pelo menos para já, ainda não conta com o apoio de mais de 25 deputados.

O partido continua dividido, mas centra-se em dois nomes que, até agora, não confirmaram a candidatura, mas reúnem mais apoio.

Além de Sunak, o outro “possível” candidato regressou este sábado, interrompendo as férias na Republica Dominicana. É Boris Johnson, o ex-primeiro ministro que estará a tentar um inesperado regresso ao número 10 de Downing Street.

Membros da sua equipa dizem que já tem apoio de 100 deputados. Os números ainda não foram confirmados e, segundo a BBC, serão menos de 60 apoiantes até agora.

Há relatos de que Sunak e Johnson vão reunir, porém, é difícil perceber como podem trabalhar juntos, depois de Sunak ter sido um dos nomes que levou ao “dominó” de demissões no governo que forçou a demissão de Johnson em julho.

Há também a hipótese de que Sunak tente convencer Johnson a não se candidatar, para evitar ainda mais danos na imagem do partido, estando apenas a dois anos de novas legislativas. Além disso, muitos deputados ameaçam abandonar o partido caso Johnson regresse.

Até segunda-feira, às duas da tarde, os candidatos precisam de ter 100 nomeações de deputados. Caso apenas um chegue a esse número, será o novo primeiro ministro. Caso mais do que um candidato cumpra os requisitos, os membros do partido conservador vão ter oportunidade de votar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+