Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Boris Johnson retira-se da corrida à sucessão de Truss

23 out, 2022 - 21:14 • Marta Pedreira Mixão

Antigo líder garante, contudo, estar "bem posicionado" para conseguir uma vitória nas eleições gerais de 2024.

A+ / A-

O ex-primeiro-ministro não se vai candidatar à liderança do partido conservador, segundo avançado pela publicação britânica "The Guardian".

Também de acordo com a Sky News, Boris Johnson teria reunido apenas 59 assinaturas, longe das 100 necessárias para prosseguir na corrida.

O antigo primeiro-ministro afirmou, porém, que tinha o apoio necessário, mas que tinha decidido não concorrer, pois "isto simplesmente não seria a coisa certa a fazer", pois "não se pode governar eficazmente a menos que se tenha um partido unido no Parlamento".

O antigo líder não tinha ainda declarado a sua intenção de se candidatar, mas tinha sugerido aos apoiantes esse objetivo, tendo até encurtado as suas férias na Republica Dominicana.

Garantiu, contudo, estar "bem posicionado" para conseguir uma vitória nas eleições gerais de 2024, e na sua declaração, divulgada no domingo à noite, acrescentou que tinha 102 apoiantes.

"Creio que tenho muito a oferecer, mas receio que este não seja, simplesmente, o momento certo", referiu Boris.

Restam dois candidatos, até ao momento, Sunak, que tem mais de 140 apoiantes declarados, e Penny Mordaunt, que contará com 25.

Até segunda-feira, às duas da tarde, os candidatos precisam de ter 100 nomeações de deputados. Caso apenas um chegue a esse número, será o novo primeiro ministro.

Sunak, ex-ministro das Finanças, assume assim o favoritismo na corrida à sucessão de Liz Truss.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+