Tempo
|
A+ / A-

Reino Unido

45 dias de mandato, uma explosão de humor na internet. A demissão de Liz Truss vista pelas redes sociais

20 out, 2022 - 18:51 • Redação

Liz Truss teve o mandato mais curto de sempre à frente do governo britânico. O humor não deixou escapar a oportunidade para animar as redes sociais.

A+ / A-

A internet está em delírio com a demissão da primeira-ministra britânica esta quinta-feira. Liz Truss abandonou o número 10 de Downing Street e os memes começaram a disparar nas redes sociais.

A agora primeira-ministra demissionária renunciou ao cargo após 45 dias na liderança do executivo britânico. Deste modo, Liz Truss cumpriu o mandato mais curto de sempre de um chefe de Governo do Reino Unido.

Há quem diga que a residência oficial do primeiro-ministro mais parece um belo sítio para passar férias em Londres.

Ainda na passada segunda-feira, em entrevista à BBC, Liz Truss pedia desculpas pelos "erros" que cometeu no início do mandato e mostrava-se disposta a continuar no partido nas próximas eleições legislativas - algo que não deverá acontecer.

No entanto, no mesmo dia, Suella Braverman, ministra do Interior, demitiu-se. Antes, Liz Truss já tinha afastado o ministro das Finanças, Kwasi Kwarteng, depois das pesadas críticas ao 'mini-orçamento' apresentado.

Ao todo, são três baixas no Partido Conservador em pouco mais de um mês. "Até uma garrafa de detergente Fairy dura mais do que três líderes dos Conservadores", brincam.

A líder britânica cumpriu pouco tempo de mandato, mas foi o suficiente para acontecer tudo e mais alguma coisa. E não foram só demissões.

Liz Truss encontrou-se com a rainha Isabel II no dia em que tomou posse, a 6 de setembro. Dois dias, a monarca com o reinado mais longo da história do Reino Unido faleceu.

Na rede social Twitter, há utilizadores a falar do que pode ter sido um mau presságio.

Liz Truss corria contra o tempo para salvar o país da estagnação económica. Contudo, a contestação interna intensificava em torno de um executivo britânico cada vez mais debilitado.

Nas redes sociais, os utilizadores lembram que bastaram seis semanas para o país ficar órfão de Isabel II, "entrar em recessão" e ter de procurar um novo primeiro-ministro.

Por cá, a imaginação de Insónias em Carvão leva-nos aos relvados de Old Trafford, em Manchester. Ou, mais concretamente, aos balneários.

Tal como Cristiano Ronaldo, a verdade é que Liz Truss também abandonou antes do apito final.

Um dos memes mais populares gira em torno do duelo entre Liz Truss e... uma alface. Isto porque, há uma semana, o tabloide britânico "The Daily Star" iniciou um vídeo em direto, que colocava a então primeira-ministra britânica em confronto com um legume.

"Liz Truss resistirá mais tempo do que esta alface?", questionavam, testando a longevidade da chefe de Governo no cargo. A resposta é dada agora: a "Lizzy Alface" ganhou.

"Lizzy Alface" leva a melhor no duelo empolgante com Liz Truss
"Lizzy Alface" leva a melhor no duelo empolgante com Liz Truss

Liz Truss manter-se-á no cargo até surgir um sucessor dentro do Partido Conservador. Espera-se que o nome do candidato seja conhecido dentro de uma semana.

Entre os possíveis substitutos estão o antigo ministro das Finanças, Rishi Sunak, e Penny Mordaunt, ex-ministra da Defesa, indica a agência Reuters. Boris Johnson, apesar de estar fora da cena política, também aparece como um dos favoritos ao cargo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+