Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Carlos III é proclamado rei no sábado

09 set, 2022 - 13:00 • Raul Santos e Ricardo Vieira

Proclamação amanhã de manhã, no Palácio de Saint James, em Londres. Rei faz uma declaração ao país esta sexta-feira, às 18h00.

A+ / A-

Veja também:


Carlos III vai ser formalmente proclamado rei de Inglaterra no sábado, às 11h00, a partir das das varandas do Palácio de St. James, em Londres, anunciou o Palácio de Buckingham.

O sucessor de Isabel II, que morreu na quinta-feira, vai ser proclamado Rei no Conselho de Adesão, o organismo responsável pelo processo formal de que fazem parte figuras do Governo e conselheiros privados.

“O Conselho de Adesão será seguido pela Proclamação Principal, que será lida às 11h00 da varanda com vista para o Friary Court, no Palácio de St. James", refere o comunicado da família real britânica.

Uma hora mais tarde, a proclamação será lida no Royal Exchange. "Outras proclamações serão lidas na Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales ao meio-dia de domingo".

"Em reconhecimento ao novo Soberano, as bandeiras serão hasteadas a pleno mastro desde o momento da proclamação principal no Palácio de St. James até uma hora após as proclamações na Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales, após o que as bandeiras voltarão a meio mastro em luto pela morte da Rainha", refere o Palácio de Buckingham.

Carlos III deixou esta sexta-feira de manhã o Castelo de Balmoral, na Escócia, onde morreu a rainha mãe, e tem um discurso à nação marcado para as 18h00 e uma reunião com a primeira-ministra, Liz Truss.

Em homenagem a Isabel II, foram tocadas esta sexta-feira 96 badaladas nas nas igrejas britânicas. Uma badalada por cada ano de vida da rainha.

Morreu Isabel II, uma Rainha que enfrentou crises e mudanças históricas
Morreu Isabel II, uma Rainha que enfrentou crises e mudanças históricas

Milhares de pessoas já passaram pelo Palácio de Buckingham, em Londres, para prestar homenagem a Isabel II.

Esta tarde decorre uma reunião especial da Câmara dos Comuns com a primeira-ministra britânica, Liz Truss, e os deputados a fazerem intervenções de homenagem.

Indigita na terça-feira, Liz Truss já disse que Isabel II "foi uma das melhores líderes que o mundo conheceu", reinventou a monarquia dos dias de hoje" e é a "campeã da democracia e liberdade em todo o mundo".

O Reino Unido iniciou um período de dez dias de luto. A data do funeral da rainha Isabel II ainda não é conhecida.

O anúncio da morte da Rainha Isabel II pela BBC
O anúncio da morte da Rainha Isabel II pela BBC
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+