Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Diário de Guerra

Dia 106. Militares estrangeiros condenados à morte e batalha decisiva em Severodonetsk

09 jun, 2022 - 21:43 • Carlos Calaveiras

No dia em que Guterres voltou a alertar para uma eventual grave crise alimentar, dois britânicos e um marroquino, capturados durante a guerra na Ucrânia, foram condenados à morte por um tribunal pró-russo.

A+ / A-

O Presidente da Ucrânia reconhece que a batalha em Severodonetsk está a ser “brutal e uma das mais difíceis da guerra”.

Volodymyr Zelenskiy diz, na sua habitual mensagem diária ao país, que é ali que “grande parte o destino do Donbass está a ser decidido”.

Já o governador da região de Lugansk confirma que as forças de Moscovo “controlam grande parte de Severodonetsk”.

Entretanto, o Presidente polaco apontou o dedo aos líderes da França e da Alemanha, fazendo referência aos seus telefonemas ao Presidente russo, ironizando que será o mesmo que conversar com Adolf Hitler durante a Segunda Guerra Mundial, revela o jornal alemão "Bild".

Tanto o chanceler alemão, Olaf Scholz, como o Presidente francês, Emmanuel Macron, mantiveram conversações telefónicas com Vladimir Putin desde o início da guerra.

Andrzej Duda, numa entrevista ao jornal alemão (publicada pela primeira vez no seu canal YouTube na quarta-feira), disse que tais discussões só legitimam uma guerra ilegal na Ucrânia.

"Alguém falou assim com Adolf Hitler durante a Segunda Guerra Mundial?", questionou. "Alguém disse que Adolf Hitler tinha de salvar a imagem? Que devíamos proceder de tal forma que não fosse humilhante para Adolf Hitler?”, insistiu.

Esta quinta-feira ficou a saber-se que dois britânicos e um marroquino, capturados durante a guerra na Ucrânia, foram condenados à morte por um tribunal pró-russo.

Aiden Aslin, Shaun Pinner e Saaudun Brahim foram presentes a tribunal na República de Donetsk, uma região pró-russa, cuja independência não foi reconhecida internacionalmente.

Os três foram capturados quando estavam ao serviço das forças armadas ucranianas e são acusados de serem “mercenários” e de estarem a levar a cabo “atividades terroristas”.

O advogado dos detidos já disse, à agência Tass, que vai recorrer da sentença.

Preocupado com o eternizar da guerra, o secretário-geral da ONU alertou que a guerra pode desencadear uma onda sem precedentes de fome e miséria e causar um caos social e económico.

O problema até ao momento é a falta de acesso a bens alimentares, sublinha António Guterres, mas no próximo ano pode ser a falta desses bens.

Na visão de Guterres, “as pessoas e os países vulneráveis já estão a ser duramente atingidos”, advertindo que “nenhum país ou comunidade ficará intocado por esta crise de custo de vida”.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou já a fuga de quase 15 milhões de pessoas de suas casas, mais de oito milhões de deslocados internos e mais de 6,9 milhões para os países vizinhos, de acordo com os mais recentes dados das Nações Unidas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+