Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

UE disponível para "clarificar" acordo de Brexit mas não para o renegociar

11 dez, 2018 - 14:35

Primeira-ministra britânica está em périplo por algumas capitais europeias antes de se encontrar com Jean-Claude Juncker e Donald Tusk em Bruxelas.

A+ / A-

Leia também:


A União Europeia está disponível para clarificar pontos mais controversos do acordo para a saída do Reino Unido (Brexit) mas não vai renegociá-lo.

Assim garantiu esta terça-feira o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, horas antes de se reunir com a primeira-ministra britânica, um encontro que contará ainda com a presença do presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk.

Theresa May está em périplo por algumas capitais europeias desde esta manhã para tentar angariar apoios ao acordo de saída que deveria ter sido levado a votos esta terça-feira no Parlamento britânico.

Perante o iminente chumbo do documento pelos deputados do Reino Unido, a chefe do executivo decidiu adiar a votação e anunciou que ia tentar renegociar alguns pontos do acordo.

Em declarações ao Parlamento Europeu em Estrasburgo esta manhã, Juncker disse que ficou "espantado" com a incapacidade de May em aprovar o pacote de saída em Londres.

Confirmando que vai encontrar-se com a primeira-ministra ao final do dia em Bruxelas, antes da cimeira extraordinária de Brexit convocada para quinta e sexta-feira, o chefe do executivo comunitário sublinhou: "O acordo alcançado é o melhor possível, é o único acordo possível. Não há qualquer margem para renegociá-lo. Claro que há margem para clarificar e ajudar a interpretá-lo sem alterar o acordo de retirada. O acordo não será reaberto."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+