Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Brexit. UE convoca cimeira extraordinária, mas exclui renegociação do acordo

10 dez, 2018 - 18:12 • Ricardo Vieira

Donald Tusk convocou líderes dos Estados-membros para um encontro urgente na quinta-feira. "Não haverá renegociação", mas a Europa vai tentar "facilitar a ratificação no Reino Unido".

A+ / A-

Veja também:


O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, anuncia a convocação, para quinta-feira, de uma cimeira para discutir os últimos desenvolvimentos sobre o Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

A notícia é conhecida no dia em que a primeira-ministra britânica, Theresa May, adiou a votação no Parlamento de Londres do acordo alcançado com a UE, devido ao perigo de chumbo do documento.

Donald Tusk convoca a cimeira, mas avisa que "não haverá renegociação" do entendimento com o Governo britânico.

“Não vamos renegociar o acordo, incluindo a questão da fronteira entre as Irlandas, mas estamos prontos para discutir como facilitar a ratificação no Reino Unido”, disse o presidente do Conselho Europeu, numa mensagem publicada no Twitter.

“Com o tempo a esgotar-se, também falar sobre o nosso nível de preparação para um cenário de não acordo”, sublinhou Donald Tusk.

O ministro dos Negócios Estrangeiros português afirma que há "várias saídas possíveis" caso o parlamento britânico não aprove o acordo do Brexit, nomeadamente a de o Reino Unido retirar o pedido de saída da UE.

"Eu, como ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, não devo interferir no processo político interno ao Reino Unido. O que posso dizer é que como o Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) hoje tornou claro é que há várias saídas possíveis se a decisão final do Reino Unido for no sentido de não aprovar o acordo que negociou", observou.

Augusto Santos Silva, que falava aos jornalistas em Bruxelas, no final do Conselho dos Negócios Estrangeiros da UE, referia-se ao adiamento da votação do acordo do Brexit no parlamento britânico, para evitar o mais que previsível 'chumbo' do texto, e ao acórdão de hoje do TJUE, no qual aquela instância decidiu que Londres tem a capacidade de revogar de forma unilateral a saída do bloco comunitário.

[notícia atualizada às 20h33]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+