Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Theresa May vai a Bruxelas para reuniões com Juncker e Tusk

11 dez, 2018 - 09:10

Primeira-ministra britânica inicia esta terça-feira uma série de encontros com líderes europeus para tentar renegociar alguns pontos-chave do acordo do Brexit.

A+ / A-

Veja também:


O presidente da Comissão Europeia e o presidente do Conselho Europeu vão reunir-se esta terça-feira com Theresa May, em Bruxelas. Duas reuniões que surgem na sequência da ronda de negociações iniciada esta terça-feira pela primeira-ministra britânica.

Theresa May começa o dia na Holanda e acaba na Bélgica, tentando convencer vários líderes europeus a renegociar alguns pontos-chave do acordo de saída, incluindo a solução para a fronteira entre a Irlanda do Norte e a República do Norte.

Para as 16h00, em Bruxelas, está marcado o encontro entre a primeira-ministra britânica e o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk.

À noite, reúne-se com Jean Claude-Juncker. Esta terça-feira, num debate que decorre no Parlamento Europeu em Estrasburgo sobre a cimeira europeia de quinta e sexta-feira, Juncker voltou a excluir qualquer renegociação do acordo mas admitiu margem para clarificações do texto por forma a obter apoio na Câmara dos Comuns (parlamento britânico).

Na segunda-feira, May adiou a votação ao acordo de Brexit negociado entre Londres e Bruxelas, que estava marcada para esta terça-feira, por não haver garantias de que seria aprovado.

O acordo sobre o qual o Parlamento se irá pronunciar foi alcançado no Conselho Europeu de 25 de novembro e define a relação entre Londres e a União Europeia após 29 de março, a data de saída do Reino Unido.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+