Veja também:


O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, garante a total transparência na informação sobre surtos de Covid-19 nas escolas, numa altura em que os alunos do secundário também regressaram ao ensino presencial.

Há surtos confirmados em vários estabelecimentos, mas Tiago Brandão Rodrigues garante que está tudo controlado e os alunos em isolamento serão compensados.

“Através da Direção-Geral da Saúde ou do Ministério da Educação daremos dados relativamente à existência de surtos. O número de casos envolvidos tem sido dado periodicamente e, em momento oportuno, também o faremos”, disse o ministro da Educação.

“Nós sabemos que, neste momento, a incidência dos casos positivos não é tão elevada como noutros períodos da nossa história recente. Independentemente disso, nós sabemos que quando existe um caso numa escola isso afeta as normais atividades e é algo que tentamos depois trabalhar para tentar compensar os alunos em isolamento profilático ou que possam ter um caso positivo”, sublinha Tiago Brandão Rodrigues.

O governante falava aos jornalistas durante uma visita ao Colégio Moderno, em Lisboa, numa altura em que a Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou o manual de procedimentos por causa do Covid nas escolas.

De acordo com a DGS, "caso seja detetado um caso positivo numa turma deve ser determinada, de imediato e preventivamente pela autoridade de saúde local, a suspensão de atividades da turma, para salvaguarda da saúde pública enquanto se aguardam os resultados laboratoriais dos testes”.