Veja também:


O Ministério da Educação divulgou, nesta sexta-feira, os conteúdos educativos para o primeiro ciclo do ensino básico que vão estar disponíveis na primeira semana de #EstudoEmCasa.

No site criado para o efeito, encontram-se as várias aulas disponibilizados, dentro das quais estão propostas de trabalho e desafios. Para tal, basta clicar com o rato nos conteúdos existentes na coluna do "Título".

No mesmo site estão os horários para os vários anos de escolaridade (agrupados e em geral).

Estes conteúdos fazem parte das aprendizagens essenciais e pretendem ser apenas um complemento ao trabalho dos professores, que deverão manter as aulas através de meios digitais, face ao estado de emergência em vigor.

No dia 9 de abril, dias antes do início do terceiro período, o primeiro-ministro anunciou que as aulas iriam retomar sem atividades letivas presenciais.

Até ao 10.º ano, assim será até ao final do ano letivo, mas António Costa mostrou vonta de retomar as aulas presenciais para o 11.º e o 12.º ano, assim que haja condições de segurança.

#EstudoEmCasa é o nome do espaço que vai ocupar a grelha da RTP Memória a partir de 20 de abril, entre as 9h00 às 17h50, e os horários foram conhecidos no dia 10.

Os conteúdos vão ser transmitidos através da televisão digital terrestre (TDT) e das várias operadoras nas seguintes posições:

  • TDT – posição 7
  • MEO – posição 100
  • NOS – posição 18
  • Vodafone – posição 17
  • Nowo – posição 13.

A nova versão da telescola também pode ser acompanhada através do site https://www.rtp.pt/estudoemcasa (emissão de cada dia e on-demand de módulos individualizados).

Será ainda disponibilizada uma aplicação com todos os conteúdos do #EstudoEmCasa.

Os conteúdos pedagógicos estão agrupados por:

  • 1.º e 2.º anos
  • 3.º e 4.º anos
  • 5º e 6.º anos
  • 7.º e 8.º anos
  • 9.º ano

Pré-escolar na RTP 2

Se a RTP Memória é para o ensino básico, a RTP 2 transmite conteúdos a pensar nas crianças da educação pré-escolar, entre os 3 e os 6 anos.

O #EstudoEmCasa vai também estar disponível na rede YouTube através de cinco novos canais, com aulas do pré-escolar ao ensino secundário.

Segundo o Ministério da Educação, “é criada uma plataforma que permite que os professores disponibilizem as suas aulas, possibilitando que elas fiquem acessíveis à comunidade educativa alargada”.

O terceiro período arrancou no dia 14 abril.


[Notícia atualizada às 18h40, com correções e conteúdos para todos os anos de escolaridade abrangidos pelo #EstudoEmCasa]