Veja também:


O presidente destituido do governo da Catalunha, Carles Puigdemont, está na Bélgica e já tem advogado.

O advogado belga Paul Bekaert confirmou à agência Reuters que Puigdemont está na Bélgica e que contratou os seus serviços.

Paul Bekaert não confirma se o presidente destituído do governo catalão vai pedir asilo às autoridades belgas.

No passado, o advogado belga defendeu vários membros da ETA no sentido de evitar a extradição desses membros da organização terrorista para Espanha.

A Procuradoria-Geral de Espanha acusou esta segunda-feira Puigdemont e outros políticos responsáveis pela declaração unilateral de independência da Catalunha de rebelião, sedição e desvio de fundos públicos.

O líder independentista catalão arrisca uma pena de 30 anos de prisão.

O parlamento da Catalunha declarou unilateralmente a independência da região na sexta-feira. Pouco depois, o Governo espanhol aprovou o artigo 155, que suspende a autonomia da Catalunha, e anunciou eleições regionais para 21 de de Dezembro.

A viagem de Puigdemont para a Bélgica acontece 24 horas depois do secretário de Estado belga da Migraçao ter aberto a porta à concessão de asilo ao líder catalão.

Ao que se sabe, Puigdemont viajou a partir de Marselha, em França, depois de ter atravessado de carro a fronteira espanhola, acompanhado por cinco ex-conselheiros das áreas da saúde, administração interna, trabalho e assuntos sociais, agricultura e governação.

[notícia actualizada às 20h18]

Tópicos