Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo disse ao Rei que Portugal não reconhece independência da Catalunha

28 out, 2017 - 13:48

Presidente da República falou este sábado com Felipe VI e manifestou respeito pela unidade de Espanha.

A+ / A-

Veja também:


O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, falou este sábado com o rei de Espanha, Felipe VI, transmitindo-lhe que Portugal não reconhece a declaração unilateral de independência da Catalunha e defende o respeito pela unidade de Espanha.

Em declarações aos jornalistas, à saída do mercado da Graça, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, o chefe de Estado não quis, por enquanto, antecipar possíveis efeitos da situação espanhola em Portugal: "Para já, não há nada a dizer sobre isso".

Marcelo Rebelo de Sousa revelou que falou hoje com Felipe VI quando uma cidadã de Espanha o abordou no mercado, dizendo-lhe: "Senhor Presidente, eu sou espanhola, acho que temos um bocadinho de problemas, não?".

A sua resposta imediata foi: "Eu sei, acabei de falar com o rei, há meia hora".

Depois, questionado pela comunicação social, o chefe de Estado adiantou que transmitiu ao rei Felipe VI a posição de Portugal face "aos acontecimentos recentes em Espanha", e acrescentou que "a posição é muito clara: é um problema interno da Espanha, a resolver no quadro da Constituição espanhola, no respeito da unidade do Estado espanhol".

"Portanto, isso significa que não há possível reconhecimento de qualquer alegada declaração unilateral de independência da Catalunha", completou.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • J.Batista
    29 out, 2017 Lisboa 16:40
    Portugal, NÃO! O presidente da república em exercício é que se ajoelhou. EU NÃO, NÃO, NÃO!!!
  • Rui
    29 out, 2017 Oeiras 11:16
    Marcelo e os nossos governantes não respeitam a Constituição. Vejam o artº 7º : " ARTIGO 7.º (Relações internacionais) 1. Portugal rege-se nas relações internacionais ... pelo respeito dos direitos dos povos, pela não ingerência nos assuntos internos dos outros Estados ... " Assim o PR e o governo não deveriam comentar a situação da Catalunha, para respeitar a Constituição Portuguesa.
  • AAAA
    28 out, 2017 LX 20:10
    AQUI HÁ CENSURA COMO É HÁBITO.
  • Joaquim Soares
    28 out, 2017 Famalicão 17:52
    Cuidado Sr. Presidente com os seus comentários, concordo consigo numa Espanha unida, mas a Catalunha tem grande importância para a industria Portuguesa.
  • Carlos Silva
    28 out, 2017 Amora - Seixal 16:54
    Devia era ter perguntado ao Felipe quando é que devolve Olivença, no lugar de o bajular com tanto carinho!
  • AAAA
    28 out, 2017 LX 16:43
    EU SOU PORTUGUÊS E NÃO RECONHEÇO NENHUMA LEGITIMIDADE AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA PARA AFIRMAR ISSO. ESTE SENHOR DEVIA PELO MENOS MANTER-SE NEUTRO. FORÇA CATALUNHA! MAS OS PORTUGUESES ESQUECEM RÁPIDO QUE O MELHOR AMIGO DESTE SENHOR ERA O RICARDO SALGADO, O QUE DIZ MUITA COISA. UNS BEIJINHOS E UNS ABRAÇOS E ESTÁ TUDO BEM. O POVO ESQUECE.
  • Pedro Silva
    28 out, 2017 Lisboa 16:42
    E quem reconhece Marcelo como presidente de Portugal? Eu não reconheço.
  • José
    28 out, 2017 14:58
    Corrijam o artigo por favor... Rei de Portugal????

Destaques V+