Tempo
|
A+ / A-

Manuel Alegre defende uma Espanha Federal

28 out, 2017 - 17:26 • Maria João Costa

O histórico socialista esteve em Óbidos no Festival Folio. Questionado sobre a actual situação na Catalunha manifestou preocupação, diz que não houve bom senso e defendeu uma solução federal para a vizinha Espanha.

A+ / A-

Manuel Alegre tem acompanhado a situação de Espanha pela televisão espanhola, mais do que pelos canais portugueses. Em Óbidos, onde esteve como um dos conferencistas do Festival Folio, o histórico socialista defendeu que “se a Catalunha fosse independente tinha tanto direito a estar na Europa, como qualquer outro” e recordou casos como os do Kosovo.

Numa entrevista conduzida pelo jornalista João Gobern, Alegre apressou-se a dizer que não defende a independência da Catalunha. Recordando a sua memória da guerra civil espanhola, o poeta afirmou: “Acho que o que seria bom para Espanha, era a criação de um Estado Federal.”

Perante uma plateia cheia no auditório da Praça da Criatividade na vila literária de Óbidos, Alegre considerou que todo o processo catalão “está a ser mal conduzido” e apontou baterias quer a Carlos Puigmonte, quer a Mariano Rajoy a quem acusou de ter ainda “uma certa herança franquista”.

Para o antigo deputado da bancada socialista “não houve diálogo e bom senso” em toda a questão. Na sua opinião, o presidente do governo catalão “deveria ter dissolvido o parlamento regional e convocado eleições antecipadas”.

Manuel Alegre, que chegou atrasado 30 minutos à conferência, falou também sobre a arte da escrita. Perante os tempos adversos, Alegre defende que “é outra vez o tempo dos filósofos e dos poetas”. O escritor que disse continuar a acreditar “na força da palavra poética” considera que “é de novo preciso a força subversiva da poesia” perante os “poderes estabelecidos”.

Só escrevo poesia quando o poema se impõe

Questionado sobre a literatura e em particular a poesia que hoje é ensinada nas escolas, Manuel Alegre defendeu “uma revolução pedagógica” em que “Camões deveria ser obrigatório”, assim como outros autores. Mas riu-se concluindo que até não se pode “queixar” porque a sua obra até está em “alguns planos de leitura”.

Para o poeta, para quem a “escrita e a vida são inseparáveis”, a escrita não é programada, não tem hora para acontecer, “nem na prosa” afirmou. “Passo muito tempo sem escrever. Há uma aparente distracção, mas é quando algo está a germinar dentro de nós.” explicou Alegre sobre o seu processo criativo e concluiu que só escreve poesia “quando o poema se impõe”.

“Na prosa há mais disciplina. Há um trabalho quase cinematográfico de montagem.” descreveu o vencedor do último Prémio Camões. Contudo, Manuel Alegre considera-se “mais poeta que romancista”. Ele que diz que “sempre que escrevo, escrevo com muita intensidade.” explica que no caso da prosa precisa de a por a “levedar”.

Com sentido de humor, questionado por Gobern sobre o Prémio Camões, confessou que quando o júri lhe telefonou disse: “deve estar algum santo para cair do altar”. Depois reconsiderou o que disse ter sido uma “resposta indelicada” e ligou de volta para o júri que estava reunido no Brasil. Alegre, que acha “natural” ter recebido o maior galardão atribuído a escritores de língua portuguesa, admitiu que para si o prémio foi justo, mas não foi só ele a pensar assim. O poeta disse em Óbidos que recebeu “tantas mensagens que o telemóvel até ficou avariado”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    13 abr, 2018 16:30
    A escumalha espanholista comenta em peso. Não são verdadeiros portugueses. Emigrem para Madrid! Corja fascista!
  • PENELOPE DOCE
    31 out, 2017 SETUBAL 08:09
    O que interessa não é o que Manuel Alegre defende, mas aquilo que os espanhóis querem. E eles dão-se muito bem com as escolhas que fazem, ao contrário de nós que escolhemos tão mal...
  • Makiavel
    28 out, 2017 Mundo 20:09
    Manuel Alegre gosta de dizer coisas. O que diria ele se um escritor espanhol viesse dizer que defendia uma qualquer solução institucional para Portugal?
  • AAAA
    28 out, 2017 LX 19:52
    MAS INTERESSA A ALGUÉM O QUE O MANUEL ALEGRE DEFENDE?
  • JR
    28 out, 2017 Lisboa 19:20
    Porque é que este senhor não se cala.
  • No país da diversão
    28 out, 2017 Lisboa 18:48
    No país da diversão vale quase tudo para desviar a atenção do essencial e manipular as pessoas. Para quem ainda não percebeu, Catalunha é um assunto interno de Espanha e já outros disseram isso. Não percebo porque razão portugueses comentam assuntos internos de Espanha nem o valor que tem a sua opinião. Existe um mau jornalismo que não sabe destingir o que tem valor do que não tem. Mas grandes culpados deste tipo de jornalismo da diversão são o povo que compactua com isto e ainda gosta de ser manipulado!
  • F Soares
    28 out, 2017 A da Gorda 18:29
    Mas o que é que este poeta tem que se meter com os assuntos de Espanha/Catalunha ???? É preciso topete ! Está demasiado velho para se por em bicos de pés !
  • pindorica
    28 out, 2017 lisboa 18:29
    só podia vir de um traidor detes

Destaques V+