Tempo
|
A+ / A-

Ano da Misericórdia. Dos pecados a Cohen, do diabo aos santos

21 nov, 2016 - 12:57 • Filipe d'Avillez

Ao longo do ano jubilar, a Renascença debruçou-se sobre os guiões do Vaticano acerca da misericórdia.

A+ / A-

O Ano Jubilar da Misericórdia terminou este domingo. A iniciativa, lançada pelo Papa em Novembro de 2015, foi acompanhada pela edição de oito guiões do Vaticano sobre aspectos diferentes da misericórdia. Ao longo do ano jubilar, a Renascença debruçou-se sobre estes guiões.

Na liturgia também se vive a misericórdia

O primeiro de oito guiões do Vaticano para melhor viver o Jubileu da Misericórdia trata do tema da liturgia e recomenda orações e leituras que os padres e diáconos podem usar nas celebrações ao longo do ano.

"Eu gosto mais das pessoas depois de conhecer os seus pecados"

“A Confissão – Sacramento da Misericórdia” é o tema do segundo guião do Vaticano para melhor viver o Jubileu. Um sacramento que beneficia os leigos e que tem efeitos “inexplicáveis” para os padres que o administram.

“O Rei David tinha um lado Leonard Cohen”

O músico Manuel Fúria olha para os salmos bíblicos à luz do Jubileu da Misericórdia, fala da sua tentativa de ajudar quem aparentemente não quer se ajudado e de como um pastor protestante o ajuda a ser um católico mais fervoroso.

"Se não forem os cristãos, o mundo não saberá o que é a verdadeira misericórdia"

O músico rock e pastor baptista Tiago Cavaco fala da misericórdia nas parábolas de Jesus e alerta para o perigo de um conceito de misericórdia que se confunde com indiferença. E aponta para Nick Cave para mostrar como não há misericórdia sem pecado.

Sympathy for the Devil? A Misericórdia nos padres do Deserto

O frei Isidro Lamelas ajuda-nos a explorar o património dos grandes vultos dos primeiros séculos da Igreja e a perceber como contribuíram para universalizar o conceito cristão de misericórdia.

"Os santos são campeões a receber"

Maria Durão, vocalista dos Simplus, trabalha no Vale de Acór onde acompanha toxicodependentes e alcoólicos em recuperação. É um mundo onde a misericórdia se vê em cada olhar.

"Eu estava como Zaqueu, a ver o que se passava, e o Papa preferiu-me"

A jornalista Aura Miguel acompanha os papas há 30 anos e realça a forma como cada um deles manifestou à Igreja a face da misericórdia.

“O amor não é um pensamento ou uma teoria: é meter as mãos na massa”

Um missionário comboniano reflecte sobre as obras corporais e espirituais da misericórdia, no contexto de uma vida ao serviço dos mais pobres e desprotegidos, mais recentemente no Sudão do Sul.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+