Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Encontradas partes do corpo do jornalista saudita desaparecido

23 out, 2018 - 13:50

Esta terça-feira de manhã, o presidente turco disse ao parlamento que o paradeiro do corpo do jornalista ainda não era conhecido. Não há ainda confirmação oficial por parte de qualquer governo.

A+ / A-

Partes do corpo do jornalista Jamal Khashoggi foram encontradas. Segundo fontes da Sky News, o corpo do jornalista saudita e crítico do regime do príncipe Mohammed bin Salman foi encontrado no jardim da residência do cônsul saudita na Turquia.

Outra fonte da cadeia de televisão britânica disse que o corpo de Khashoggi estava "cortado" e a sua cara estava "desfigurada".

A notícia surge depois do presidente turco, Tayyip Erdogan, ter dito esta terça-feira que o corpo do jornalista Jamal Khashoggi ainda não tinha sido encontrado. Ao parlamento turco, Erdogan disse que o "selvagem" assassinato do jornalista, que desapareceu há três semanas, tinha sido planeado. "Instituições de inteligência e segurança têm provas de que o homicídio foi planeado", afirmou.

Erdogan exigiu ainda à Arábia Saudita que revelasse a identidade de um "colaborador local" que alegadamente levou o corpo.

Jamal Khashoggi, um colunista do Washington Post e crítico do príncipe herdeiro, desapareceu há três semanas depois de entrar no consulado saudita em Istambul, para ir buscar documentos para o seu casamento. As autoridades turcas suspeitam que Khashoggi foi morto e desmembrado dentro do consulado por agentes sauditas.

A Arábia Saudita inicialmente negou qualquer conhecimento sobre o desaparecimento de Khashoggi, mas no dia 19 de outubro admitiu que o jornalista tinha morrido depois de um confronto físico. A forma como os oficiais sauditas reagiram à pressão internacional foi vista com bastante ceticismo, embora o presidente americano, Donald Trump, tenha tentado evitar culpar diretamente a Arábia Saudita.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+