Tempo
|
A+ / A-

Arábia Saudita confirma morte de jornalista

19 out, 2018 - 23:48

Há 18 detidos e duas demissões no âmbito deste caso.

A+ / A-

A Arábia Saudita confirma, oficialmente a morte do jornalista Jamal Khashoggi.

A imprensa estatal saudita, que cita conclusões preliminares da investigação ao caso, refere que houve luta física entre Khashoggi e quem o recebeu no interior do consulado em Istambul.

Pelo menos 18 cidadãos sauditas foram detidos no âmbito deste caso e dois altos responsáveis foram demitidos: Ahmad al-Assiri, vice-chefe dos serviços secretos, e Saud al-Qahtani, conselheiro do príncipe Mohammed bin Salman.

Khashoggi estava dado como desaparecido desde 2 de outubro. O jornalista tinha ido ao consulado levantar um documento necessário para se casar.

O secretário-geral das Nações Unidas declarou estar "profundamente preocupado com a confirmação da morte de Jamal Khashoggi".

De acordo com um comunicado divulgado pela ONU, António Guterres aponta para a "necessidade de uma investigação rápida, completa e transparente sobre as circunstâncias da morte" de Khashoggi.

"Os responsáveis são totalmente responsáveis" pelas suas ações, acrescentou o secretário-geral da ONU.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+