Siga-nos no Whatsapp

Bugalho acusa Marta Temido de "irresponsabilidade" pelo que não fez no SNS

30 mai, 2024 - 00:58 • Manuela Pires

A campanha da AD começou esta quarta-feira em Setúbal a exigir um pedido de desculpas a Marta Temido e acabou o dia em Santarém a acusar a ex-ministra da Saúde de ser responsável pela lista de espera por uma cirurgia com nove mil doentes oncológicos.

A+ / A-
QUA MANE PIRES 23H santarem_1
Bugalho acusa Temido de “irresponsabilidade” pelo que não fez no SNS. Ouça reportagem de Manuela Pires

Veja também:


Depois da “imaturidade de Sebastião Bugalho”, nas palavras de Marta Temido, o cabeça de lista da AD às eleições europeias acabou o dia a responsabilizar a antiga ministra da Saúde pelo atual estado do SNS e pela lista de espera para uma cirurgia oncológica.

No comício em Santarém, o cabeça de lista da AD, que acusa o PS de fazer uma campanha de ataques pessoais, centrou as críticas em Marta Temido, que horas antes tinha considerado o plano apresentado pelo Governo de um simples PowerPoint.

Sebastião Bugalho não gostou e acusa Marta Temido de ser responsável pelo estado a que chegou o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

“Os portugueses não esquecem a irresponsabilidade de quem vem criticar um plano de emergência para a saúde depois de deixar o SNS com 1,7 milhões portugueses sem médicos de família.”

“É a mesma irresponsabilidade de quem vem criticar soluções para o SNS quando deixou mais de nove mil doentes oncológicos acima dos tempos previstos para consulta e cirurgia, muitos deles à espera de cirurgias que lhes podiam ter salvo a vida”, disse Sebastião Bugalho.

No discurso onde o mote foram as críticas à candidatura socialista, Sebastião Bugalho deixou ainda outra a Marta Temido, considerando que é a “irresponsabilidade de alguém que foi candidata à Assembleia da República em março, que sonhava ser candidata autárquica em abril e que é candidata ao Parlamento Europeu em maio”.

Bugalho exige um pedido de desculpas a Temido

A manhã começou em mais um mercado, desta vez no do Livramento, em Setúbal. Há poucas pessoas às compras, mas a comitiva e o candidato fazem a festa. Sebastião Bugalho cumprimenta toda a gente, entra nas bancas pergunta o nome das vendedoras e o sucesso está garantido.

Se, há uns anos, Paulo Portas era o "Paulinho das feiras", é caso para dizer e que a política tem agora o "Sebastião dos mercados".

“Eu já te conhecia, tu és um gatão para andares aí”, diz uma das vendedoras que recebe para além da caneta, um beijo de Sebastião Bugalho. Mais à frente na banca dos legumes, a vendedora espera que o candidato entre para a abraçar e diz que gostou muito de o ver no debate na televisão e da forma como “apertou” a candidata socialista.

“Você é um espetáculo, adorei ontem, está a dar cartas à Marta Temido”, disse a vendedora do mercado do Livramento, em Setúbal.

No debate na RTP com os oito candidatos, o cabeça de lista da AD às europeias considerou que a visita do Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a Portugal traduziu-se num "dia de festa", com Marta Temido a acusá-lo de “brutal imaturidade” por essa afirmação.

Aos jornalistas, Sebastião Bugalho disse que não muda uma vírgula e pede a Marta Temido que peça desculpas por lhe ter chamado imaturo.

“Lamento que a candidata Marta Temido tenha considerado uma imaturidade o momento em que eu disse que devíamos festejar o facto de o Zelensky estar em Portugal, no dia em que o líder do seu partido disse que devíamos comemorar a vitória ucraniana”, afirmou o cabeça de lista da AD.

“Como tenho a certeza que a Dra. Marta Temido não queria chamar imaturo ao Dr. Pedro Nuno Santos, continuo à espera de um pedido de desculpas dela”, concluiu Sebastião Bugalho.

O cabeça de lista da AD disse que “não foi nenhum exagero” ter dito que foi um dia de festa, porque no seu entender “a democracia portuguesa receber um presidente que está a lutar pela democracia, pelo seu território” é um dia que deve orgulhar o país e “um momento de felicidade”.

“Não vale a pena os nossos adversários tentarem criar falsas polémicas porque não têm programa para responder ao nosso”, acusou o cabeça de lista da Aliança Democrática às eleições europeias de 9 de junho.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+